A Topografia Lendária dos Evangelhos na Terra Santa

Estudo de Memória Coletiva

Por Maurice Halbwachs

Sociologia Da Religião, História & Teoria, Antigo, Clássico E Medieval, Religião, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 127 vezes desde 24/07/2024

Maurice Halbwachs, um dos maiores sociólogos do século XX, explora em sua obra fundamental "A topografia lendária dos Evangelhos na Terra Santa" a complexa intersecção entre memória coletiva e geografia sagrada. Com uma abordagem inovadora e uma análise meticulosa, Halbwachs investiga como as tradições religiosas e os textos evangélicos moldaram a percepção e a narrativa dos lugares santos na Terra Santa.

Através de uma investigação profunda e detalhada, o autor revela como comunidades ao longo dos séculos construíram, reconstruíram e adaptaram suas memórias em torno de locais bíblicos, criando uma topografia lendária que vai além das simples coordenadas geográficas. Este estudo ilumina a maneira pela qual a memória coletiva influencia e é influenciada pelo espaço físico, proporcionando uma nova compreensão da relação entre crença, história e território.

Para estudiosos de sociologia, teologia, história e geografia, esta obra é um recurso indispensável que oferece ideias valiosas sobre a formação e a perpetuação das tradições religiosas. "A topografia lendária dos Evangelhos na Terra Santa" é um convite para redescobrir a Terra Santa através das lentes da memória coletiva, desvendando as camadas de significado que compõem um dos mais importantes centros de fé do mundo.

Edição 1 (2024)