A Vida e o Ilustre Martírio de Sir Thomas More

Por Thomas Stapleton

Realeza, Filósofos, Advogados E Juízes, Vida Cristã, Religião, Biografia

Esta página foi vista 782 vezes desde 11/06/2022

No final do século XV, nascia na Inglaterra aquele que seria uma de suas maiores mentes, uma luz para a formação intelectual, moral e espiritual de todos de seu tempo e dos tempos que viriam após sua morte: Thomas More, hoje Santo. Ou melhor, Santo desde tenra idade, seguiu com grande sucesso a carreira de advogado, galgando os mais elevados degraus da vida pública, indo desde subxerife da cidade de Londres até Chanceler do Reino da Inglaterra.

A vida de Thomas More foi marcada por sua postura de Fé totalmente incomum para um homem do seu meio. Visto como um asceta, pouco comia ou bebia e sempre estava entregue às mais rigorosas penitências. Enquanto advogado, jamais cobrou seus honorários dos mais necessitados. Como juiz, jamais deixou que a impiedade ou a injustiça triunfassem. Também manteve às próprias custas casas de caridade para idosos e constantemente auxiliava os mais desafortunados. Com seu humor fora de série, sorrindo até na beira da morte, conformava-se à vontade de Deus em todas as circunstâncias.

Não obstante, foi um grande intelectual, tendo produzido uma obra monumental, a qual consiste em epigramas, orações, apologias, diálogos, refutações, além de várias cartas que nos foram legadas. Como um grande súdito do Rei Henrique VIII, por antes servir a Deus, não deixou que sua Fé lhe roubasse a Salvação Eterna, de modo que não foi conivente com os excessos daquele mesmo Rei quando este decidiu unir-se ilicitamente a Ana Bolena, tornar-se o Cabeça da Igreja da Inglaterra, arrastando aquele Reino para a recente heresia Protestante.

O assentimento de São Thomas More nestas e em outras questões eram essenciais para Henrique VIII, mas o Santo jamais aceitou seu divórcio nem o ultraje contra a autoridade Papal. Isto, ao mesmo tempo, custou-lhe e ganhou-lhe a vida: foi decapitado e entrou nos céus pelo martírio. O maior servo do Rei, mas antes de Deus.

Edição 1 (2022)
Tipo de papel Polen

Thomas Stapleton

Tradutor, pesquisador e editor dos meus próprios livros e dos livros de que gostam meus amigos.

Nos últimos dois anos publiquei pelo clube de autores 3 traduções. São elas:

1 - Estrelas Fixas e Constelações na Astrologia, de Vivian Robson;

2 - Fatos sobre Lutero, de Monsenhor Patrick O' Hare, livro este em que ele revela um lado da personalidade de Martinho Lutero pouco conhecida e inusitada;

3 - A Vida e o Ilustre Martírio de Sir Thomas More, uma bela biografia escrita por Thomas Stapleton

Também dediquei-me à pesquisa histórica da minha cidade natal, Queluz-SP, o que deu luz ao livro Visita ao Sertão d'Além Paraíba: notas e apontamentos sobre a aldeia e a freguesia de São João de Queluz, um trabalho inovador que mostra os primeiros anos da cidade de Queluz durante os anos de 1800 e 1842, tratando de suas famílias, de seus índios e pais fundadores.

Desejo a todos que apreciem nosso trabalho.

Bem-vindos e boa leitura a todos.

Publicações relacionadas