Discernimento Espiritual

Discernir o nosso projeto de vida com a ajuda dos Exercícios

Por SALUAR ANTONIO MAGNI

Bíblia, Vida Cristã, Teologia, Religião

Esta página foi vista 292 vezes desde 14/11/2023
Coloração

Neste livro sobre “Discernimento Espiritual”, afirmando que a vocação fundamenta-se na gratuidade do servir sem deixar-se corromper pela relação de retribuição. Esta é a possibilidade de estarmos na sociedade vivendo os valores fundamentais. O discernimento sincero da vocação só acontece a partir do momento em que a pessoa se dispõe a se confrontar. O discernimento é uma arte, uma arte que se pode aprender e que tem as suas regras próprias. Se for bem aprendido, ele permite viver a experiência espiritual de forma cada vez mais bonita e ordenada. O discernimento é sobretudo um dom de Deus, que deve ser sempre pedido, sem jamais presumir ser perito e autossuficiente. O ser humano só se conhece quando se confronta. Quando não há essa confrontação, acaba-se correndo o risco de se enganar e se iludir. Para o cristão, a oração é algo fundamental nesse processo. Toda vocação exige de quem a experimenta uma reflexão prolongada, uma decisão ponderada em oração e discernimento orientado e uma opção perseverante. Tratando-se, além disso, de uma vocação cristã e eclesial, que é interpretada como chamado e convite de Deus, a pessoa tem de efetuar um discernimento espiritual, esforçando-se por perceber e entender a percepção recebida. Vamos refletir que Discernimento espiritual significa ter a capacidade de distinguir entre o que é certo ou errado, verdadeiro ou falso na área espiritual. A pessoa que tem discernimento espiritual sabe a diferença entre o que vem de Deus e o que não vem. O discernimento espiritual é um dom de Deus. Discernimento é a capacidade para compreender o que é bom ou ruim, o que é certo ou errado, o que é sensato ou irresponsável... Quem tem discernimento não cai facilmente em armadilhas, porque consegue ver a intenção por trás de ações e palavras (Provérbios 20:5). A Bíblia e o Catecismo da Igreja Católica(CIC) nos ajudam a aumentar nosso discernimento. Quando lemos a Bíblia, aprendemos a verdade e descobrimos o que é a vontade de Deus. Procuramos utilizar como metodologia a espiritualidade Inaciana, contemplativa na ação, segundo o livro dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola para realizar a experiência de encontro pessoal com Jesus, no exercício espiritual do dia-a-dia O autor Saluar Antonio Magni é leigo da Igreja Católica, formado em administração, economia e possui curso superior de religião pela Arquidiocese de Aparecida. Atualmente é oficial reformado da Aeronáutica. Além do ministério da Palavra é do grupo da Liturgia da Paróquia de São Pedro. orientador e acompanhante dos exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola..

Edição 1 (2023)
Acabamento Espiral c/ acetato