Epístola muito útil

O espelho da alma pecadora

Por Marie Dentière; Margarida de Navarra

Sociologia Da Religião, Religioso, História & Teoria, Religião, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 17 vezes desde 08/10/2024

Esta edição reúne dois marcos da literatura feminina do Renascimento, obras que desafiaram convenções e ecoaram por séculos.

"Epístola Muito Útil", de Marie Dentière, é uma defesa apaixonada das mulheres e de seu papel ativo nas questões religiosas e sociais. Escrito em plena Reforma Protestante, o texto faz uma crítica contundente à exclusão feminina das discussões teológicas, mostrando a força da voz das mulheres na defesa de sua fé e de seus direitos.

"O Espelho da Alma Pecadora", de Margarida de Navarra, irmã de Francisco I da França, é um profundo diálogo espiritual que reflete sua religiosidade evangélica e sua crítica aos estereótipos de gênero. Ao expor a condição feminina e sua relação com a divindade, Margarida constrói uma narrativa íntima e transformadora, que reverbera na luta por um espaço de expressão para as mulheres na literatura e na espiritualidade.

Ambas as autoras, com vozes corajosas e inovadoras, se destacam como precursoras do pensamento feminista, desafiando as normas patriarcais de sua época e lançando as bases para uma nova visão da mulher na sociedade e na religião.

Edição 1 (2024)