Livros I e II

Por Estrabão

Historiografia, Grécia, Antigo, Não Ficção, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 352 vezes desde 03/06/2023

Estrabão, um geógrafo grego nascido na região de Amásia (hoje Turquia), viveu durante os reinados dos imperadores romanos Augusto e Tibério. Ele foi um pensador, historiador e geógrafo, sendo sua obra mais influente a Geografia, a qual ele mesmo descreveu como um trabalho colossal. Essa definição não é exagerada, uma vez que a obra compreende dezessete livros que abordam elementos políticos, culturais, religiosos, históricos e, evidentemente, geográficos da complexa e multifacetada sociedade romana do início do século I.

Assim como era comum entre os escritores antigos, Estrabão baseou parte de seu trabalho em autores anteriores, como Erastóstenes e Hiparco. No entanto, ao contrário de outros pensadores da antiguidade, Estrabão viajou extensivamente pelo mundo conhecido na época e grande parte do que ele apresenta em seu texto é resultado de suas próprias experiências. Em certo momento de sua Geografia, ele afirma: "Você não encontraria outro escritor de geografia que tenha viajado tanto quanto eu".

É nessa vivência que reside a riqueza da obra de Estrabão: ele era alguém que conhecia a tradição da cultura antiga, mas também a vivenciou intensamente, criando assim um trabalho único e original que revela a perspectiva de um erudito grego explorando a cultura romana e sua diversidade.

Esta é a primeira tradução para o português dos Livros I e II da Geografia. Ela inclui a tradução do texto grego, acompanhada de centenas de notas, e é complementada por uma discussão sobre a vida de Estrabão e sua relação com a obra que o tornou imortal.

Edição 1 (2023)