Geografia

Livro III - A Ibéria

Por Estrabão

Grécia, Arqueologia, Antropologia, Não Ficção, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 371 vezes desde 14/06/2023

O Livro III da Geografia de Estrabão oferece uma visão detalhada e abrangente da península Ibérica, sob a perspectiva de um grego que viveu em Roma durante os reinados de Augusto e Tibério. Como contemporâneo desses eventos, Estrabão testemunhou a expansão do império romano em direção aos confins da Europa e reconheceu o impacto significativo que Roma teve na região da Ibéria.

Estrabão enfatiza o papel de Roma como agente de civilização no extremo ocidental do mundo conhecido. Ele destaca como a presença romana na península Ibérica trouxe estabilidade política e econômica, além de influenciar os costumes e a cultura local. O autor reconhece a capacidade de Roma de unificar os diferentes povos ibéricos sob um governo centralizado e de promover a romanização das cidades, estabelecendo colônias e implementando a língua latina.

Ao descrever a geografia física da Ibéria, Estrabão aborda rios, montanhas, planícies e a costa marítima, ressaltando sua importância estratégica para as rotas comerciais e para a defesa do território. Ele também explora as diversas regiões da península, como a Bética, Lusitânia e Celtiberia, destacando suas particularidades geográficas e suas interações com a cultura romana.

Além disso, Estrabão mergulha nas características e peculiaridades dos povos ibéricos. Ele discute suas práticas religiosas, sistemas políticos, estrutura social e economia, oferecendo uma compreensão profunda das diferentes sociedades presentes na península. O autor também examina as relações entre os povos ibéricos e os romanos, analisando a influência mútua, o comércio e a assimilação cultural.

Edição 1 (2023)