Gestão na Tecnologia da Informação

Teoria e prática como inteligência nos negócios

Por Oscar Dalfovo & Arquelau Pasta

Administração, Engenharia E Tecnologia, Informática, Processamento De Dados, Sistemas De Transmissão De Dados, Software Empresarial

Esta página foi vista 1962 vezes desde 12/08/2019

A Gestão de Tecnologia da Informação, estudos e casos práticos. Este é o tema central do livro. Portanto, com a publicação deste livro pretende-se apresentar um trabalho de pesquisa bibliográfica, aplicada e apresentar os resultados práticos oriundos de cada trabalho desenvolvido, apresentando-se os seus resultados práticos ao final de cada capítulo.

O leitor verificará que a fundamentação teórica se inicia pelo assunto mais amplo, e aos poucos é conduzido para o assunto específico do trabalho. Com isso, o leitor poderá montar ao longo da leitura um conjunto de conhecimentos que dão uma base de suporte para entendimento dos trabalhos. É importante ressaltar que os textos da fundamentação foram retirados dos diversos trabalhos realizados pelos alunos.

Portanto esta fundamentação não deve ser considerada como padrão para todos os trabalhos desta linha de pesquisa, mas sim, como uma orientação básica para futuros trabalhos.

Na segunda parte, em cada capítulo, são apresentados os casos reais desenvolvidos por alunos de programa de pós-graduação em nível de Especialização – Lato Sensu, casos estes que foram o resultado de seus trabalhos de conclusão de curso.

O leitor poderá verificar em cada capítulo como de forma simples e objetiva é possível implementar melhorias com ganhos significativos para a empresa. Poderá ainda verificar como os conceitos das diversas ferramentas de Gestão de Tecnologia da Informação, amplamente difundidas nas empresas de diversos setores, mais voltados ao desenvolvimento de sistemas, mais voltado com foco na gestão dos negócios.

Não consideramos que esta obra, não está totalmente pronta, uma vez que, este são apenas alguns dos inúmeros excelentes trabalhos desenvolvidos. Esperamos mantê-la sempre atualizada com novas edições, com novos casos.

Que este livro possa ser para você leitor ou leitora ou para a sua empresa, um incentivo na busca e implementação das ideias de melhoria que com certeza existem, basta apenas incentivar que elas aflorem.

ISBN 978-85-910772-9-8
Edição 1 (2019)

Oscar Dalfovo & Arquelau Pasta

Formado em Ciências da Computação, Pós-Graduação com especialização em Organização Sistemas e Métodos, Mestre em Administração de Negócios, Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professor em Instituição de Ensino Superior. Consultor na área de Sistemas de Informação, Administração, Inteligência Competitiva, Tecnologia da Informação e Comunicação, Plano de Negócios e Gestão do Conhecimento. Anteriormente, trabalhou por vários anos em empresas nacionais e multinacionais na área de Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas e Administração da Informação. É autor de vários artigos, capítulos de livros, livros voltados para área de Sistemas de Informação, Gestão do Conhecimento, Inteligência competitiva, Gestão de Negócios. É coordenador do laboratório de pesquisa científico e tecnológico no âmbito do Programa Temático em Sistemas de Informação. É Pesquisador / Consultor "Ad hoc" CNPq / FAPESC / MEC-INEP.

Comunidade Clube de Autores: www.facebook.com/oscardalfovo