José - Trajetória de um Santo

Por Maria Fátima Batista Quadros

Histórico, Religião, Biografia

Esta página foi vista 459 vezes desde 11/10/2021

Cumprimos hoje o propósito que vínhamos alimentando alguns meses de não deixar terminar o ANO DEDICADO A SÃO JOSÉ sem prestá-lo nossa homenagem. O ano especial em louvor ao GLORIOSO SANTO motiva a todos para conhecer melhor o esposo da Virgem Maria e “pai terreno” de Jesus. Num primeiro momento, é necessário dizer que a riqueza de sua vida não se esgota no desnovelar de palavras. Preocupou-nos a distorção de informações confiáveis sobre a vida deste santo dos santos, a não ser aquelas encontradas no Segundo Testamento, ou melhor, nos Evangelhos. Almejando em apresentar fatos sobre a história de José, debrucei cautelosa, além dos relatos bíblicos, nas explanações seguras de estudiosos, óbvio sem ignorar a historicidade. Sobre a pessoa de São José, bem, podemos estar seguros de que, segundo os Evangelhos, ele descenderia de uma linhagem real. Seria da Tribo de Judá e, em particular, um descendente direto do Rei Davi. (Mt. 1,1-16; Lc. 3, 23-37) Não se sabe quando nem onde nasceu. Se bem que Lucas, o evangelista, registra que ele residia na cidadezinha de Nazaré, na Galiléia, com sua esposa Maria (Lc. 2, 4).

Edição 1 (2021)

Maria Fátima Batista Quadros

Maria de Fátima Batista Quadros nasceu em São José dos Salgados, Minas Gerais, Brasil, no dia 28 de junho de 1958, filha de Geni Batista Quadros e João Ferreira Quadros. É formada em Direito e Psicanálise, com especialização em Direito Público, e pós-graduações - docências/ coordenação em Criminologia, Psicologia e Psiquiatria Forense; Política e Estratégia; Iniciação ao Latim; Doutorado em Psicanálise e outros. Autora de mais de vinte livros, nas áreas de Poesia, Heráldica, Genealogia e do Teatro, é fundamentalmente escritora de Literatura Infantil, reconhecida e premiada no Brasil, Portugal e França. Participa de mais de 15 antologias de contos e poesias publicadas no Brasil e em outros países. Como poetisa, escritora de livros para crianças, ganhou importantes prêmios literários do país e exterior.

É membro da Academia Divinopolitana de Letras (ADL), AcademiaMunicipalista de Letras de Minas Gerais (AMLMG). Membro-fundador da Academia Internacional de Lexicografia. Membro e uma das fundadoras da Federação das Academias de Letras e Cultura de Minas Gerais (FALEMG). Membro da Associação de Escritores e Ilustradores Infantil e Juvenil (AEILIJ). Membro do Núcleo de Estudos de História de Divinópolis e Região. Membro do Núcleo ADL de Cronistas de Divinópolis. Membro-correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL) e da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes (ANELCA). Fundadora da Academia Salgadense de Artes e Letras (ASAL). Fundadora e presidente da Confraria CulturalBrasil-Portugal. Divulgadora no Brasil do Instituto Cultural Argentina-Brasil. Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa.Tem obras traduzidas para o espanhol, francês e inglês. Algumas de suas obras representaram o Brasil em diversos seminários Internacionais de poetas e escritores. mfatimaquadros@gmail.com

Publicações relacionadas