Manual de Etnografia

Por Marcel Mauss

Etinologia, Arqueologia, Antropologia, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais, Angelologia

Esta página foi vista 174 vezes desde 29/02/2024

Em "Manual de Etnografia", Marcel Mauss aborda uma extensa variedade de aspectos da vida social, desde as técnicas corporais até a exploração dos fenômenos religiosos. Este trabalho, fruto dos cursos ministrados por Mauss de 1926 a 1939 no Instituto de Etnologia da Sorbonne, não apenas espelha sua abordagem colaborativa, mas também evidencia seu compromisso com a formação acadêmica.

Ao longo de sua carreira acadêmica, Marcel Mauss destacou a importância da colaboração entre sociólogos e etnógrafos. Sua perspectiva defendia que os sociólogos tinham a responsabilidade da explicação teórica, enquanto os etnógrafos desempenhavam um papel crucial ao fornecer dados concretos sobre as práticas culturais. Essa abordagem integrada foi crucial para o avanço dos estudos sociológicos e etnográficos da época.

Comparado frequentemente às "Regras do Método Sociológico" de Durkheim, o trabalho de Mauss contribuiu para a consolidação da sociologia como uma disciplina acadêmica autônoma. Suas ideias deixaram uma marca duradoura, influenciando gerações subsequentes de estudiosos e moldando abordagens metodológicas e teóricas no campo das ciências sociais na França e além.

O "Manual de Etnografia" não apenas reflete as contribuições específicas de Marcel Mauss para a sociologia e etnologia, mas também destaca seu legado duradouro, evidenciando sua visão abrangente e seu papel fundamental na promoção da colaboração entre diferentes disciplinas nas ciências sociais.

Edição 1 (2024)