PESCA E TERRITORIALIDADES

CONTRIBUIÇÕES PARA ANÁLISE ESPACIAL DA ATIVIDADE PESQUEIRA

Por João Marcio Palheta da Silva; Christian Nunes da Silva (orgs.)

Ciências Humanas E Sociais, Geografia E Historia

Esta página foi vista 9990 vezes desde 14/05/2013

Esse livro é uma proposta de integrar artigos de diversos autores e instituições que se atêm a pesquisar sobre as atividades da sociedade e seus territórios, tendo como principal espaço de pesquisa o meio de trabalho que a pesca engloba, seja ela artesanal, industrial ou de outro tipo. Desse modo, não há dúvida da importância da atividade pesqueira no momento atual, onde os recursos pesqueiros representam importante fonte de renda para os pescadores e parte da dieta alimentar dos habitantes, tanto da cidade quanto dos espaços rurais. O tema do livro procura resgatar essa caminhada pela territorialidade dos pescadores, permitindo novas interpretações sobre os processos em face da complexidade que o tema pesca tem na atualidade. Desejamos que os leitores possam viajar pelos rios e pelas interpretações dos autores que aqui expressam seus olhares sobre as territorialidades dos pescadores.

ISBN 978-85-6311-701-4
Edição 1 (2011)

João Marcio Palheta da Silva; Christian Nunes da Silva (orgs.)

A editora do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA-UFPA), vinculada à Universidade Federal do Pará, tem como objetivo difundir a produção geográfica de alunos da graduação, da pós-graduação (alunos do curso de Mestrado em Geografia da UFPA e outras áreas afins), e dos docentes da instituição e de parceiros; assim como, possibilitar o intercâmbio com outros pesquisadores em universidades no Pará, no Brasil e no exterior, com intuito de contribuir com as análises sobre a dinâmica territorial do desenvolvimento, questões referentes ao meio ambiente amazônico e a gestão territorial urbana e rural na Região Amazônia, produzindo reflexões que possam contribuir com o avanço do conhecimento dentro das ciências humanas, especialmente da Geografia, e outras áreas do conhecimento.