PREFEITAS GAÚCHAS

DESAFIOS E APRENDIZADOS NA SUBREPRESENTAÇÃO DA MULHER NO PODER EXECUTIVO DO RIO GRANDE DO SUL

Por LOUISE DE LIRA ROEDEL BOTELHO LUCIANA SCHERER

Administração, Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Profissional, Organizações E Instituições

Esta página foi vista 561 vezes desde 18/08/2020

Este livro é constituído de 3 capítulos que foram elaborados a partir de estudos distintos, porém complementares.

Nesses estudos são abordadas algumas realidades da mulher que assume a liderança do poder executivo no Estado do Rio Grande do Sul, a partir de duas abordagens distintas, uma ontológica e outra epistemológica. A abordagem ontológica traz as vivências, os desafios, aprendizados e superações de mulheres prefeitas. Suas histórias de vida e as inter-relações entre a esfera pública e privada oferecem elementos para reflexão sobre os espaços da mulher na sociedade. Essa realidade quanto aos espaços ocupados pelas mulheres na liderança da gestão pública é abordada nos outros dois capítulos, com uma abordagem epistemológica baseada em números que demonstram a subrepresentação: embora seja possível verificar alguns avanços tímidos e graduais, a participação da mulher ainda é menor.

Espera-se contribuir com informações que inspirem atitudes e projetos que propiciem que mulheres estejam sempre representadas nos espaços de poder, tanto na gestão pública como na privada.

ISBN 978-65-991-4348-9
Edição 1 (2020)