PROPAGANDA GENÉRICA
Percepção Visual nos Anúncios de Mídia Impressa de Instituições de Ensino Superior
O objetivo deste estudo é analisar se o conjunto de imagens dos anúncios são imagens clichês, isto é, comuns e sem impacto, dito genéricas, ou se despertam atitudes favoráveis junto ao público-alvo das IES. No trabalho há considerações sobre o marketing educacional, sobre a relação entre publicidade e psicologia, com um aprofundamento sobre processamento de informação e percepção visual.
Para a pesquisa, dez anúncios de IES que visualmente apresentassem situações extremas foram selecionados e houve entrevistas e discussões em grupo em quatro escolas de ensino médio, com grupos de alunos, interessados em cursar graduação. Com dois grupos pesquisou-se os anúncios completos, com os outros dois grupos trabalhou-se apenas imagens isoladas retiradas dos anúncios, solicitando ao final que os alunos fizessem desenhos dos mesmos. Essa separação de imagens em relação aos anúncios permite explorar o caráter de propaganda genérica do segmento e apresentar diversos conceitos de percepção visual.
A pesquisa demonstra que as informações no anúncio se processam de maneira unificada e são influenciadas pelo conjunto do anúncio, que traz agregado o histórico da marca, sua imagem e seus atributos.
Número de páginas | 72 |
Edição | 1 (2006) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 75g |
Idioma | Português |
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