Resenhas, resumos e artigos acadêmicos

Por Sirlene Carvalho Rocha França

Código do livro: 209085

Educação, Guias De Estudo, Guias Universitários

Esta página foi vista 2220 vezes desde 13/05/2016

Sabe-se que as produções acadêmicas fazem parte do cotidiano das universidades de ensino em todo o mundo, o que muitas vezes causa nos estudantes certas preocupações, seja com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), entidade que regulamenta as normas da escrita de textos no Brasil, ou com o modelo de texto literário solicitado neste nível de ensino, geralmente resumo, resenha, artigo ou outro, e que não são trabalhados no ensino médio.

Fiz parte do contingente de alunos com tais preocupações e sei o quanto foi difícil “separar o joio do trigo”. Como antes eu já lia a teoria sobre cada um destes textos, percebi que vendo bons artigos, resenha etc, facilitava a minha produção, e sei que isto pode acontecer com outros colegas, amantes da escrita ou mesmo os que precisam escrever apenas para complementar carga horária em alguma disciplina.

O desencontro entre o que o professor solicitou e a produção feita era perceptível a olho nu, e não se pode esquecer a característica comum entre os textos acadêmicos que é veicular o fruto de alguma investigação científica, filosófica ou artística, e, portanto deve refletir o rigor, a perspectiva crítica, a preocupação constante com a objetividade e a clareza que são parte inerente da pesquisa universitária.

Diante deste panorama busco ressaltar a importância da produção acadêmica para a formação dos estudantes, principalmente aqueles do ensino superior, pois ajuda bastante no sentido de melhor organizar o pensamento e decodificá-lo em palavras, além de servir de base conceitual para outros colegas do meio acadêmico, bem como melhorar o resultado destes no campo de trabalho.

Não quero dizer com isto que fiz e apresento os melhores modelos, longe disto. A ideia é servir de apoio, ser mais uma possibilidade de pesquisa que possa contribuir com estudantes espalhados em todo o mundo que venham a necessitar, mas recomendo antes ler autores de Metodologia Científica, ou seja, beber a água da fonte.

A primeira parte do livro aborda de maneira breve os elementos essenciais da resenha e algumas dicas importantes no seu processo de formação. Na segunda parte apresento alguns modelos de artigos, resenhas e resumos. Espero contribuir para que você seja estimulado a ampliar seus estudos neste campo, e assim realizar produções literárias fantásticas.

Edição 1 (2016)

Sirlene Carvalho Rocha França

Sirlene Carvalho Rocha França, mãe, mulher, profissional do ensino.Foi professora de nível Básico pelo Estado da Bahia. É graduada em Pedagogia pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Licenciada em Matemática pela UAB – Universidade Aberta do Brasil, Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional, em Gestão Escolar e em Tecnologia Educacional, com experiência de mais de 30 anos em Educação, ora como Docente, Gestora de escolas e cursos, coordenação ou supervisão de projetos estaduais exemplo do Gestar. Durante 34 anos atuou na docência de Matemática no Ensino Fundamental e Médio.O que mais gosta mesmo é de ler, escrever, matemática, tecnologia, ficar com a família, estar em lugares calmos; de banho em águas doces e rasas.