Teoria e História da Historiografia

Por Benedetto Croce

Metodologia, Historiografia, Civilização, Geografia E Historia, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 464 vezes desde 24/08/2023

"Teoria e história da historiografia", do filósofo e historiador italiano Benedetto Croce, é uma obra notável que oferece uma discussão profunda sobre a produção historiográfica das primeiras décadas do século XX, bem como sobre a relação teórica da historiografia com a própria ideia de história. Originalmente publicada em 1917, essa obra se destaca como uma das mais influentes de Croce, devido à sua abordagem filosófica da história como uma ciência humana única e interpretativa, requerendo uma abordagem subjetiva e criativa por parte de historiadores.

Croce defende a ideia de que apenas a história concebida a partir de uma interpretação subjetiva dos eventos e processos do passado é verdadeiramente significativa. Para ele, essa história concebida é aquela que reflete a interpretação mais profunda e criativa do passado.

Ao longo do livro, Croce destaca a importância da interpretação subjetiva e criativa do passado, argumentando que a historiografia é uma expressão da cultura e das circunstâncias de cada época. Ele ressalta que o conhecimento histórico é moldado pelas perspectivas individuais de historiadores, que inevitavelmente são influenciados pelos valores e crenças de sua própria sociedade.

A abordagem filosófica de Benedetto Croce em "Teoria e história da historiografia" continua a exercer uma profunda influência nos estudos históricos e na teoria da história. Sua obra oferece uma perspectiva enriquecedora sobre o processo de construção do conhecimento histórico, destacando a importância da subjetividade e da criatividade na narrativa histórica.

Edição 1 (2023)