GESTAO ESTRATEGICA DE RECURSOS HUMANOS

Por ARNALDO MELLO FRANCO

Ciências Humanas E Sociais, Desenvolvimento Humano, Administração

Esta página foi vista 3788 vezes desde 15/08/2013

Os Recursos Humanos não só agregam valor aos negócios (para não dizer que o propiciam), como geram e estimulam o aumento da performance, requerendo, portanto, modelos de gestão cada vez mais focados nos aspectos estratégicos das organizações, sejam elas privadas, públicas ou não-governamentais, dentro de um mundo em rápida e intensa transição, no qual fortes modelos político-econômicos disputam a hegemonia: de um lado, o neoliberal, desde Milton Friedman; de outro, o desenvolvimentista, desde John M. Keynes.

Os gestores de Recursos Humanos devem estar preparados para entender quais são os impactos desta disputa sobre as organizações a que servem e sobre as pessoas que, nelas, dão expressão objetiva à Estratégia geral, à Visão e ao Propósito destas organizações.

Este é um livro por meio qual convidamos gestores de Recursos Humanos a refletirem, e até mesmo filosofarem, sobre seu fundamental papel nas organizações contemporâneas.

Edição 1 (2013)

ARNALDO MELLO FRANCO

Advogado, com Especialização em Recursos Humanos pela Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e pela Universidade da Califórnia (UCLA), MBA pela FIA – Fundação Instituto de Administração, e Extensão em Negocios pela Fundação Dom Cabral / INSEAD (França).

Com foco no desenvolvimento de Estratégias de Recursos Humanos, Estrutura Organizacional e Gestão de Pessoas, foi executivo de RH por 40 anos, com experiência em Gestão de pessoas, Fusões, Aquisições e Reestruturações de grande porte, tendo atuado em todas as funções da área no Brasil e na América Latina.

Participou de projetos e grupos nos EUA e na Inglaterra.

Foi Diretor e principal executivo da área de RH em empresas nacionais e multinacionais, entre elas Alpargatas, Dixie-Toga (ex-Toga), Diageo (ex-Heublein) e Pfizer.