20 anos da Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima: Desafios e Experiências na Gestão Socioambiental

Por Guilherme Villas Boas; Walison Boy; Maria Fernanda Nunes (orgs)

Conservação Ambiental e Proteção, Natureza, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 385 vezes desde 01/03/2023
Coloração

Em 2020, começou um esforço coletivo para reunir em uma obra a produção científica conhecida sobre a Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, que viria a completar duas décadas de sua criação no ano seguinte. A proposta de aproximar pesquisadores, debater resultados e proporcionar conhecimento para a resolução dos problemas socioambientais cresceu mais que o inicialmente esperado e a obra precisou ser dividida em três volumes.

Assim, após alguns anos e muito trabalho, chegamos aqui, no terceiro livro.É hora de analisar a gestão do território. Uma unidade de conservação de uso sustentável, com objetivos específicos e uma delimitação espacial, é um instrumento da legislação brasileira voltado à manutenção da qualidade ambiental que, não apenas considera a presença humana em seus domínios como também, confere regras à ocupação e ao manejo dos recursos naturais. Refletir sobre a imposição deste instrumento legal e os métodos aplicados para alcance dos resultados é o objetivo deste livro. Nele reunimos dez capítulos que vão além da pesquisa científica.

Esperamos com esta obra instigar os leitores a desenvolverem mais pesquisas na região, atualizarem as existentes e, acima de tudo, encontrarem informações para uma participação popular, nos fóruns instituídos, pautada nas evidências científicas, de forma que a construção coletiva do território proporcione um ambiente equilibrado e uma sociedade mais justa.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Couche 150g

Guilherme Villas Boas; Walison Boy; Maria Fernanda Nunes (orgs)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br