20 anos da Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima: Trajetórias e Caminhos na Pesquisa Social

Por Guilherme Hissa Villas Boas; Walison Boy dos Santos (orgs)

Natureza, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 425 vezes desde 11/08/2022
Coloração

No ano de 2021, uma iniciativa pioneira trouxe ao cenário acadêmico algumas das principais pesquisas desenvolvidas no território da Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima. Neste ano a unidade de conservação completava duas décadas de sua criação. Nossa homenagem se materializou com a publicação do livro 20 anos da Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima: Trajetórias e caminhos na pesquisa ambiental. As ilustres pesquisas contidas neste volume verteram, sobretudo, à temática das características geobiofísicas da região.

Este movimento, que teve início no ano anterior, não se restringia exclusivamente às investigações acerca dos aspectos físicos da paisagem e era composto por mais, cerca de vinte trabalhos dos mais diversos campos do conhecimento e relatos de experiências. Desta forma, para organizar o volume de informações disponíveis e para não perder o simbolismo da data, foi necessário dividir as pesquisas em mais de um volume.

Em 2022, essa coletânea ganha um novo impulso com a publicação de seu segundo volume, desta vez com pesquisas voltadas, predominantemente, para as temáticas socioambientais observadas no território da APA. Este volume, 20 anos da Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima: Trajetórias e caminhos na pesquisa social, contém recortes de diversas investigações realizadas na unidade de conservação como dissertações de mestrado, teses de doutorado, além de projetos de pesquisa e projetos de extensão. Seu formato, em capítulos, busca proporcionar ao leitor uma visão ampla e integradora dos contextos social, econômico e cultural observados nos últimos anos em toda a área dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra.

Retratar e analisar o cenário socioeconômico da APA de Macaé de Cima, ao longo dos últimos 20 anos, é um feito imprescindível para que seus resultados possam servir de arcabouço para a realização de pesquisas científicas em outras unidades de conservação, bem como possam contribuir com sua própria gestão territorial. Este é um exercício coletivo que vem buscando reconstruir e ressignificar o sentido mais amplo de proteção ambiental nas Unidades de Conservação de Uso Sustentável, em que a sociedade deve encontrar formas harmônicas de relação com a natureza.

A construção aqui apresentada traz uma oportunidade para o leitor de aprendizado com as experiências das pessoas que são protagonistas da APA de Macaé de Cima: os agricultores, os jovens estudantes, os turistas, etc. Esta é uma obra que busca retratar uma parte da comunidade que conseguiu superar muitos de seus desafios para construir um modelo de gestão ambiental pautado na democracia e na participação popular.

Edição 1 (2022)
Tipo de papel Couche 150g

Guilherme Hissa Villas Boas; Walison Boy dos Santos (orgs)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br