Aspectos introdutórios do ordenamento jurídico

Por Paola Souza Lima

Direito, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 220 vezes desde 05/02/2024

Na presente obra, busca-se debruçar sobre as diretrizes que norteiam a aplicação do direito positivo, a partir de uma perspectiva introdutória do ordenamento jurídico, entendendo, assim, a origem e evolução da ciência do Direito. A abordagem foi feita através do estudo de importantes doutrinadores do direito, com enfoques diversos, que permitiram uma análise variada e abrangente a respeito do cenário explanado.

Nesse sentido, intenta-se obter uma apreciação pormenorizada das características do ordenamento jurídico e da forma como essas características evoluíram ao longo do tempo e como se comportaram diante do surgimento das variadas formas de sociedade. Percebe-se que as relações sociais mudam o tempo inteiro, tornando-se cada vez mais complexas, e o ordenamento precisa se adequar a isso, compatibilizando sua unidade e estabilidade com o anseio pelas adaptações.

Assim, a obra faz um passeio pela história do ordenamento jurídico, buscando, principalmente, entender sua origem e razão de ser. Além disso, a percepção da evolução do pensamento jurídico, abordada com fundamento em obras literárias de famosos pensadores, permite uma melhor regulação da sociedade, inclusive, nos tempos atuais. Portanto, resta evidente a importância dos temas tratados na obra para compreender o Direito e, então, melhor aplicá-lo ao mundo dos fatos, buscando-se o justo, que vai muito além do direito positivo.

Edição 1 (2024)