Autismo & Inclusão: Enfoque Multidisciplinar

Por Agílio T. Marques; Brunno A. Lucena; João Marcos B. G. Araujo; Yraguacyara S. Mascarenhas (orgs)

Psicologia Clínica, Estudo Das Crianças, Saúde E Fitness, Psicologia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 497 vezes desde 09/05/2022

O presente livro, Autismo & Inclusão: Enfoque Multidisciplinar, aborda apresenta uma abordagem analítica que permeia a realidade social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), trazendo em voga os debates intrínsecos pelos recortes analíticos do Direito, da Medicina e da Psicologia.

Perfazendo cinco capítulos, o livro em tela pactua-se pelo conjunto de autores para elaboração desta obra coletiva, perpassando por pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior, os quais são professores e estudantes de graduação e pós-graduação que apregoam uma análise pragmática das diferentes facetas e circunstância que abrangem as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No primeiro capítulo, “Avaliação do Cenário Contemporâneo da População Infantil Diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, a pesquisa teve a finalidade de averiguar a evolução da população com TEA, perpassando pelos paradigmas sociais e o lime do Poder Público como promotor dos direitos fundamentais.

No segundo capítulo, “O Perfil da População Infante com Suspeita de Diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, é realizada uma análise do perfil da população infantil com suspeita de transtorno autista, procurando conhecer as principais formas de diagnóstico, aliado ao perfil social do paciente, de sua família e convívio em sociedade além de examinar como a assistência médica é oferecida gratuitamente.

No terceiro capítulo, “Políticas Públicas e Inclusão Social da Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, é realizada uma reflexão sobre a inclusão social e educacional dos alunos que possuem o Transtorno de Espectro Autista, ou seja, a inserção desta parcela da população no ambiente educativo.

No quarto capítulo, “O Direito Fundamental à Educação da Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, é feita uma análise acerca da efetivação do direito à educação das crianças com TEA, por meio do direito fundamental ao acesso à educação igualitária, alicerçado nos espaços educacionais que oferecem e proporcionam o mínimo existencial desses direitos fundamentais sendo esse direito considerado como elemento essencial para a promoção da cidadania e inclusão.

Por postimeiro, o quinto capítulo desta obra, intitulado, “A Intervenção da Terapia Ocupacional na Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, vislumbra averiguar a intervenção da terapia ocupacional no tratamento do TEA em crianças e suas principais contribuições.

Desta feita, em consonância com as discussões e resultados traçadas no decorrer dos cinco capítulos, a leitura desta obra apresenta reflexões contemporâneas e com alto teor de criticidade, propondo mecanismos basilares de promoção social. Sendo assim, possibilita o diálogo entre o Direito, a Medicina, a Pedagogia e a Psicologia, e, por conseguinte, reflete as nuances e possibilidade para assegurar os direitos basilares das pessoas com TEA.

Edição 1 (2022)
Tipo de papel Couche 150g

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br