Brasil no tempo presente

Por Michel Goulart da Silva

Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 426 vezes desde 11/11/2021

Este livro reúne dez ensaios anteriormente publicados no Boletim de Conjuntura (BOCA), entre 2020 e 2021. O conjunto de capítulos procura apresentar reflexões sobre a conjuntura do Brasil, a partir da análise de elementos políticos, ideológicos e culturais presentes na sociedade.

Os capítulos estão divididos em três blocos. O primeiro bloco reúne ensaios que tratam do governo Bolsonaro, em particular os elementos ideológicos que o sustentam. Entende-se este governo como uma manifestação do conservadorismo, cujas raízes podem ser encontradas nos séculos anteriores e que, no caso da conjuntura brasileira, incorpora, por um lado, elementos golpistas e, por outro, um moralismo de fundo religioso. Procura-se também mostrar possíveis semelhanças entre a retórica do atual governo e o discurso ideológico da ditadura e de civis e miliares que a apoiaram.

O segundo bloco de ensaios trata da pandemia da Covid-19, que vem atravessando o mundo há mais de um ano e meio, mostrando-se como uma das maiores tragédias enfrentadas pelo humanidades em toda a sua história. Os textos procuram apresentar um método que permite compreender o que se passa diante da pandemia e como o conhecimento científico pode contribuir em seu combate. Além disso, procura-se discutir perspectivas políticas que possibilitem superar não apenas a pandemia, mas até mesmo suas causas.

O último bloco propõe a análise de alguns elementos políticos presentes na conjuntura. Procura-se, por um lado, analisar a crise das organizações de esquerda e os elementos ideológicos que fazem parte desse processo. Por outro, busca-se fazer uma análise da situação atual da esquerda no Brasil e os desafios a colocados, diante da tripla crise – econômica, política e sanitária.

Edição 1 (2021)
Tipo de papel Couche 150g

Michel Goulart da Silva

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br