COVID-19, Pedagogia e o Ambiente Escolar.

Por Elói Martins Senhoras (organizador)

Ciências Humanas E Sociais, Educação, Saúde E Fitness

Esta página foi vista 904 vezes desde 30/10/2020
Coloração

A inesperada emergência de um novo vírus, SARS-CoV-2, trouxe consigo a difusão de uma pandemia conhecida como COVID-19, com repercussões multidimensionais e transescalares na realidade humana, as quais impactaram assimetricamente as sociedades e os próprios padrões de socialização, ocasionando o transbordamento fluido de uma grande crise sanitária para uma crise multitemática de natureza complexa.

Tomando como foco as repercussões pandêmicas na conformação de uma crise no campo escolar, o objetivo do livro “COVID-19, pedagogia & o ambiente escolar” é discutir a realidade da educação formal das unidades escolares frente aos desafios impostos pela difusão da pandemia da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19), de modo a contextualizar os desafios e estratégias de enfrentamento à luz de uma leitura reflexionista.

Fruto de um trabalho coletivo engendrado pela participação de 6 pesquisadoras e 5 pesquisadores de instituições públicas e privadas, oriundos de todas as macrorregiões brasileiras – Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste –, o presente livro apresenta uma visão plural sobre a realidade escolar e os desafios pedagógicos existentes, em especial no contexto brasileiro.

A pluralidade discursiva registrada nos diferentes capítulos trata-se de uma pilastra-mestre do constructo ontológico desta obra, uma vez que foi alicerçada sobre uma multidisciplinar contribuição de pesquisadores com distintas formações acadêmicas e oriundos de diferentes macrorregiões brasileiras, os quais se utilizaram de distintos marcos teórico-conceituais e recortes metodológicos para discutirem os prismas complexos pandêmica crise no ambiente escolar.

A natureza exploratória, descritiva e explicativa do livro caracteriza-se por uma abordagem metodológica qualitativa e multidisciplinar que valorizou o método dedutivo e os procedimentos de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados, de modo combinado aos procedimentos de análise gráfica de dados primários e secundários, bem como de hermenêutica educacional, com base em diferentes recortes teórico-conceituais.

Estruturado em cinco capítulos, esta obra apresenta um mapeamento temático sobre os desafios e estratégias implementadas no contexto escolar frente à pandemia da COVID-19 e a crise instalada na continuidade das atividades presenciais de ensino, razão pela qual são apresentadas discussões relacionadas ao pensamento de Paulo Freire e do Construcionismo Social, a agenda de educação ambiental no contexto pandêmico, bem como a (in)viabilidade das estratégias de ensino remoto e os desafios do “novo normal”.

Com base nestes cinco capítulos, a presenta obra vem a preencher uma lacuna científica nos estudos relacionados aos impactos, desafios e oportunidades gerados pela pandemia da COVID-19 na realidade escolar, bem como corroborar para uma melhor apreensão empírica sobre o contexto assimétrico brasileiro, razão pela qual torna-se uma leitura eclética indispensável, direcionada tanto para um público leigo como especializado.

ISBN 978-65-860-6265-6
Edição 1 (2020)
Tipo de papel Couche 150g

Elói Martins Senhoras (organizador)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br