Educação Ambiental: Da Teoria à Empiria Escolar

Ciência Ambiental, Educação, Didáticos, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 82 vezes desde 24/08/2024
Coloração

O presente livro consiste em um estudo acerca da utilização da Educação ambiental e da percepção ambiental no processo educativo com vistas a alcançar a sustentabilidade ambiental.

Atualmente a questão ambiental tem se constituído em uma das mais importantes dimensões de atenção e análise por parte de múltiplos setores que compõem a sociedade, inclusive no processo educativo, tendo em vista o agravamento dos problemas ambientais. Sendo assim necessário compreender e rediscutir as questões ambientais para a formação de um arcabouço teórico que contribua para desembaraçar os entraves e desvendar os diversos fatores que compõem esta temática.

Esta obra teve o objetivo principal de analisar a utilização da educação ambiental e da percepção ambiental no processo educativo tendo como foco a percepção ambiental de alunos de escolas públicas estaduais da cidade de Boa Vista (RR) e ainda como esta temática tem sido trabalhada nas instituições de ensino pesquisadas. Para atingir o objetivo proposto por este estudo foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental e um estudo de caso com trabalho de campo.

Assim, com base nos objetivos elencados este livro está estruturado em cinco sessões, partindo de elementos teóricos e conceituais, para apresentar os resultados e as inferências da pesquisa.

Na Introdução, o livro traz uma contextualização do tema, apontando algumas considerações teóricas e conceituais, enfatizando os objetivos a serem alcançados e indica ainda toda a estruturação do trabalho.

O primeiro capítulo corresponde ao Referencial Teórico, o qual consiste numa revisão de literatura que ajudaram a encontrar os diversos saberes e contribuições científicas disponíveis, servindo para fomentar os conhecimentos e discussões, afinar as perspectivas teóricas, precisar e objetivar o arcabouço conceitual, portanto indispensável para guiar todo o processo de construção do conhecimento.

O segundo capítulo intitulado Metodologia traz uma caracterização metodológica, explicitando o tipo de pesquisa realizada, bem como detalhando os procedimentos metodológicos de levantamento e análise de dados adotados para a realização da pesquisa.

O terceiro capítulo, Resultados e Discussões, apresenta a análise dos dados obtidos na realização desta pesquisa, permitindo uma apreensão comparativa sobre a educação ambiental em diferentes escolas no município de Boa Vista, capital do estado de Roraima.

Por fim, na seção de Considerações Finais, argumentos sintéticos são trazidos à guisa de conclusão, cuja pretensão é integrar as partes e os resultados obtidos por meio da identificação dos principais temas abordados neste livro e fazer algumas inferências e recomendações.

Os resultados da pesquisa revelaram que são vários os fatores que influenciam a percepção ambiental dos alunos e que ela precisa ser melhor explorada pelos docentes para direcionar de forma mais eficaz as ações relacionadas a sustentabilidade ambiental. A escola constitui-se em um dos espaços mais propícios para as práticas ambientais, por isso, as instituições pesquisadas precisam de um esforço contínuo para a qualificação de seus profissionais com ênfase nos estudos perceptivos projetando assim como um instrumento aliado da educação ambiental.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Couche 150g

Adriana Roseno Monteiro

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br