Educação de Jovens e Adultos: Debates Contemporâneos

Por Elói Martins Senhoras (organizador)

Código do livro: 500692

Categorias

Educação, Didáticos, Ciências Humanas E Sociais

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 457 vezes desde 20/11/2022
Versão
impressa
R$ 65,06
Coloração
Valor total:
R$ 65,06
Versão
ebook
R$ 38,31
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 65,06

Este livro pode estar à venda na:

Este ebook também pode estar à venda na:

Sinopse

A Educação de Jovens e Adultos, popularmente conhecida pelo acrônimo de EJA, caracteriza-se como uma força profunda de longa duração na construção da Educação no Brasil, sendo foco de instrumentalização desde os primórdios da catequização jesuítica no período colonial e passando por diferentes ciclos de contração e extroversão até chegar ao período contemporâneo, marcado pela Constituição de 1988.

Justificado pela relevância social que a EJA possui na formação sócio-histórica do Brasil nos contextos de analfabetismo e limitações na progressão escolar, este livro foi estruturado a fim de preencher uma lacuna científica, corroborando para uma apreensão da realidade empírica brasileira nos tempos atuais e para a própria expansão da fronteira do conhecimento no campo científico da Educação.

A organização desta obra em sete capítulos somente foi possível em função de um trabalho desenvolvido a várias mãos e em rede por um grupo de dezoito profissionais brasileiros que atuam como professores e pesquisadores no campo educacional em distintos estados brasileiros, possibilitando uma visualização sobre distintas realidades do EJA em função das experiências obtidas nas macrorregiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

Caracterizado por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e uma abordagem qualitativa, o livro foi estruturado pelo convergente uso do método dedutivo a fim de fundamentar a análise sobre marcos teórico-conceituais e temas empíricos com base nos procedimentos, tanto, de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados, quanto de hermenêutica educacional na interpretação dos dados.

À luz da conjugação de diferentes recortes conceituais e metodológicos, as discussões apresentadas neste livro proporcionam ao público leitor, leigo ou mesmo especializado no campo epistemológico da Educação, a absorção de novas informações e a transdução em novos conhecimentos sobre as distintas realidades educacionais no Brasil, por meio da oferta de interpretações sobre a EJA no país.

Escrito para estimular o espírito de reflexão e criticidade sobre a realidade contemporânea da EJA, o presente livro apresenta um marcante rigor téorico, metodológico e analítico, caracterizando-se como uma obra que concilia as finalidades da investigação científica a uma didática abordagem discursiva ao longo diferentes capítulos, possibilitando assim uma imersão a uma temática classicamente relevante a partir de olhares hodiernos.

Características

ISBN 9786599835889
Número de páginas 217
Edição 1 (2022)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Couche 150g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Elói Martins Senhoras (organizador)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários