Esta obra, intitulada “Educação: Debates Contemporâneos”, apresenta uma rica agenda de análises que valoriza desde fundamentos teóricos até a riqueza empírica da realidade educacional em sua concretude, possibilitando assim a construção de reflexões que possam corroborar para o avanço das fronteiras científicas.
A estruturação deste livro em dez capítulos fundamenta-se em uma agenda de estudos que coaduna de uma convergente lógica dedutiva para abordar específicos temas e estudos de caso, partindo de marcos de abstração teórica-histórica-normativa até se chegar à análise empírica sobre instigantes temas no campo epistêmico da Educação.
Fruto de um trabalho coletivo, desenvolvido por vinte e nove pesquisadores com diferentes formações acadêmicas e expertises no campo educacional, oriundos do Brasil e da Colômbia, esta obra conjuga as contribuições oriundas de instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão, findando valorizar as análises e debates dentro de uma perspectiva eclética.
O ecletismo teórico-metodológico proposto nesta obra é explicitado, tanto, pela presença de um plural debate entre diferentes correntes teóricas do pensamento educacional, quanto, por diferentes procedimentos metodológicos de levantamento e análise de dados, possibilitando assim a apreensão de diferentes óticas para capitação e interpretação dos fenômenos e temas educacionais.
Caracterizado por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e uma abordagem quali-quantitativa, este livro foi estruturado pela conjugação de uma lógica convergente no uso do método dedutivo a fim de possibilitar divergentes abordagens teórico-conceituais para fundamentar a análise e reflexão sobre distintas agendas temáticas da Educação.
Conclui-se que as discussões apresentadas neste livro proporcionam aos potenciais leitores a absorção de novas informações e a transdução em novos conhecimentos sobre a realidade e o pensamento educacional em um contexto de contemporâneo permeado por complexidade e diferentes paradigmas ideológicos de interpretação e ação.
A obra estimula um debate eclético, plural e não discriminatório que se apresenta por meio de uma didática abordagem não afeita ao tecnicismo de jargões científicos, a qual pretende atender aos interesses por novas informações e conhecimentos de um público leigo ou mesmo da comunidade epistêmica de profissionais e acadêmicos da área da Educação.
ISBN | 9786585212229 |
Número de páginas | 307 |
Edição | 1 (2023) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Tipo de papel | Couche 150g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.