Educação, Ensino Superior e a Pandemia da COVID-19
Categorias
Ciências Humanas E Sociais, Educação, Saúde E Fitness
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 163 vezes desde 27/10/2020
Versão
impressa
R$ 54,70
Coloração
Valor total:
R$ 54,70
Versão
ebook
R$ 30,57
Disponível em:
PDF
Valor total:
R$ 54,70
Este livro pode estar à venda na:
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

A emergência de um novo coronavírus, SARS-CoV-2, responsável pela difusão da pandemia da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19) trouxe repercussões multidimensionais e transescalares e se tornou responsável por significativas mudanças na realidade humana, devido ao transbordamento de uma série de crises do campo epidemiológico para outras áreas, com significativos efeitos assimétricos no tempo e no espaço, incluindo de modo preocupante no campo de Educação.

Tomando como foco a relação da pandemia com a Educação, o presente livro, “Educação, Ensino Superior e a pandemia da COVID-19” tem como objetivo geral analisar os impactos, repercussões e transformações no Ensino Superior desde a emergência e rápida difusão multilateral da pandemia da COVID-19 a partir de uma leitura combinada de temas.

Esta obra foi realizada com a participação de um seleto grupo de quinze pesquisadores do campo de Educação de distintas nacionalidades e origens institucionais em universidades públicas e privadas, demonstrando a relevância de um trabalho coletivo com contribuições das agendas de pesquisa que partem de estados das regiões Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil até chegarem ao México.

A natureza exploratória, descritiva e explicativa deste livro é o alicerce para uma abordagem qualitativa em termos de análise dos impactos, repercussões e transformações no Ensino Superior advindos da difusão da pandemia da COVID-19, trazendo assim um olhar engajado dos pesquisadores e sujeitos sociais em suas realidades educacionais que combina a abstração e empiria

Estruturado em seis capítulos, o presente livro apresenta uma convergente lógica discursiva dedutiva que se fundamentou no uso de diferentes recortes teórico-conceituais e procedimentos metodológicos para levantar e analisar os dados e informações sobre a relação COVID-19, Educação e Ensino Superior em cada um dos capítulos com temáticas empíricas específicas.

O núcleo ontológico deste livro fundamenta-se no estudo da relação entre a pandemia da COVID-19 entre o campo Educação, focalizando seu olhar específico no Ensino Superior, por meio de um conjunto de capítulos que versaram respectivamente sobre os seguintes temas: formação e educação integral; pedagogia da pandemia; Ensino Superior pré-pandemia e pós-pandemia; gestão do Ensino Superior; bem como, ensino remoto, educação a distância e aulas por vídeo conferência no Ensino Superior.

Ao conciliar a pluralidade autoral, teórica e metodológica, esta obra é indicada para um amplo público de leitores, tendo sido escrita com uma linguagem que concilia a tecnicidade científica ao jargão popular, de modo a apresentar-se como uma leitura instigante ao debate multidisciplinar e amplamente acessível, tanto para um público leigo, quanto para um público especializado de pesquisadores e acadêmicos da área educacional.

Características
ISBN 978-65-860-6264-9
Número de páginas 169
Edição 1 (2020)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Couche 150g
Elói Martins Senhoras (organizador)

Elói Martins Senhoras é organizador da coleção de livros "Comunicação e Políticas Públicas". Professor e pesquisador do Departamento de Relações Internacionais (DRI), do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia (PPG-DRA), do Programa de Mestrado em Geografia (PPG-GEO) e do Programa de Mestrado Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Graduado em Economia e em Política. Especialista pós-graduado em Administração - Gestão e Estratégia de Empresas. Mestre em Relações Internacionais e em Geografia - Geoeconomia e Geopolítica. Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pos-Doutor em Ciências Jurídicas. Foi visiting scholar na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na University of Texas at Austin (UT), na Universidad de Buenos Aires (UBA), na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, México (FLACSO) e na National Defense University (NDU) e visiting researchernno Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), na University of British Columbia (UBC) e na University of California, Los Angeles (UCLA).

Site da Coleção de Comunicação & Políticas Públicas: www.livroeletronico.net

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Comentários
0 comentários