Educação Especial & Inclusiva: Agendas Temáticas

Por Elói Martins Senhoras; Ana Célia de Oliveira Paz (orgs)

Educação, Didáticos, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 427 vezes desde 10/08/2023
Coloração

A Educação tem passado por uma crescente expansão das suas agendas teóricas e empíricas nos últimos três séculos, não obstante tenham sido retardatárias as ideiais e a implementação de políticas para a promoção, tanto, da Educação Especial, voltada para alunos com deficiência, quanto, da Educação Inclusiva, com agendas absorventes de diversidade para a interação de alunos com e sem deficiência.

O objetivo deste livro, intitulado “Educação Especial & Inclusiva: Agendas Temáticas” é corroborar com o estado da arte e a expansão da fronteira do conhecimento educacional contemporâneo por meio de um conjunto de discussões e análises estruturadas de modo plural por um trabalho colaborativo desenvolvido por uma rede internacional de pesquisas nas línguas portuguesa e espanhola.

O trabalho coletivo desenvolvido em rede por um conjunto de vinte e dois pesquisadores de instituições públicas e privadas de Angola, Brasil, Chile, Equador e Espanha traz uma privilegiada imersão comparativa sobre a temática da Educação Especial e Inclusiva em diferentes países e em três continentes a partir de plurais recortes teórico-metodológicos e da análise empírica em realidades socioespaciais com trajetórias históricas específicas.

A reunião internacional de diferentes pesquisadores comprometidos com o campo epistêmico da Educação em suas naturezas científica e profissional torna-se funcional para a promoção de debates contemporâneas sobre as agendas temáticas da Educação Especial e Inclusiva, trazendo assim relevantes subsídios para se analisar a inclusão e a acessibilidade educacional à luz das oportunidades e desafios em um mundo cada vez mais marcado pela complexidade e pela diversidade social.

Estruturado em onze capítulos, este livro apresenta uma instigante discussão sobre a Educação Especial e Inclusiva nos tempos atuais, com base em uma reflexão empírica que aborda abstrações teóricas com estudos de caso, na qual os autores compartilham de experiências empíricas em seus respectivos países e de um plural arcabouço teórico-metodológico de fundamentação analítica.

A proposta implícita nesta obra tem no paradigma eclético o fundamento científico para a valorização de uma pluralidade teórico- metodológica e de uma leitura multidisciplinar, as quais são comandadas pelo fio condutor dos estudos educacionais em razão do trabalho coletivo de pesquisadoras e pesquisadores de distintas formações acadêmicas e expertises que exploram as fronteiras do conhecimento teórico e empírico sobre a Educação Especial e Inclusiva.

A indicação deste livro é recomendada para um extenso número de leitores, uma vez que foi escrito por meio de uma linguagem fluída e de uma abordagem didática que valoriza o poder de comunicação e da transmissão de novas informações e conhecimentos, tanto para um público leigo não afeito a tecnicismos, quanto para um público especializado de acadêmicos e profissionais interessados pelos estudos de vanguarda sobre a Educação Especial e Inclusiva.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Couche 150g

Elói Martins Senhoras; Ana Célia de Oliveira Paz (orgs)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br