Educação Especial & Inclusiva: Métodos & Práticas

Por Elói Martins Senhoras; Simone Rodrigues Batista Mendes (orgs)

Educação, Didáticos, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 291 vezes desde 08/09/2023
Coloração

Em um contexto de crescente abertura das agendas educacionais para distintos temas, sujeitos e rotinas pedagógicas, o presente livro, intitulado “Educação Especial & Inclusiva: Métodos e & Práticas”, tem o objetivo de corroborar com a expansão da fronteira do conhecimento educacional contemporâneo por meio de um conjunto de estudos que se fundamenta na pluralidade do pensamento e na valorização do respeito e da inclusão da alteridade nos ambientes educacionais.

Partindo de uma diversificada contribuição analítica, alicerçada no campo epistêmico da Educação, esta obra tem o objetivo de apresentar o estado da arte sobre a operacional concretude empírica de métodos e práticas educacionais, subsidiando assim conteúdos e debates para a construção de uma práxis educacional direcionada, tanto para os sujeitos com deficiência (Educação Especial), quanto para a inclusão da alteridade dentro do ambiente escolar (Educação Inclusiva).

Fruto de um trabalho coletivo desenvolvido a várias mãos por uma rede internacional de vinte e quatro pesquisadoras e pesquisadores de instituições públicas e privadas de Ensino Básico e Superior do Brasil, Colômbia e Espanha, este livro traz uma privilegiada imersão comparativa sobre as temáticas da Educação Especial e da Educação Inclusiva a partir de diferentes recortes teóricos e da análise empírica em distintas realidades socioespaciais.

Organizada em oito capítulos, escritos nas línguas portuguesa e espanhola, a presente obra fornece uma instigante agenda de estudos sobre métodos e práticas empregados como rotinas na Educação Especial e Inclusiva, possibilitando assim a troca comparativa de experiências em razão de discussões construídas a partir de diferentes realidades empíricas e recortes teórico-metodológicos.

Caracterizado por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins, este livro teve o método dedutivo como pilastra mestre para fundamentar a análise sobre questões fáticas e teóricas da Educação Especial e Inclusiva com base nos procedimentos qualitativos, tanto, de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados, quanto de hermenêutica educacional na interpretação dos dados.

A indicação deste livro é recomendada para um extenso número de potenciais leitores, uma vez que foi escrito por meio de uma linguagem fluída e de uma abordagem didática que valoriza o poder de comunicação e da transmissão de informações e conhecimentos, tanto para um público leigo não afeito a tecnicismos, quanto para um público especializado de acadêmicos interessados pelo campo da Educação Especial e Inclusiva.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Couche 150g

Elói Martins Senhoras; Simone Rodrigues Batista Mendes (orgs)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br