Educação Indígena: Olhares Roraimenses

Por Simone Rodrigues Batista Mendes; Elói Martins Senhoras (organizadores)

Ciências Humanas E Sociais, Didáticos, Educação

Esta página foi vista 711 vezes desde 01/02/2021
Coloração

O livro “Educação Indígena: Olhares Roraimenses” tem o objetivo de promover um amplo debate sobre uma temática pouco discutida no contexto educacional brasileiro, embora com significativa relevância empírica para as comunidades indígenas em determinadas regiões do país, preenchendo assim uma lacuna existente na produção científica.

Os capítulos apresentados neste livro trazem um relato de experiência de professoras no ensino indígena na Amazônia Setentrional, em um território indígena cuja realidade de vivência é permeada pela valorização da diversidade e da luta indígena, a despeito das dificuldades existentes em termos de locomoção e de comunicação na remota localização do Uiramutã, em Roraima.

Organizada em cinco capítulos, esta obra instiga uma pioneira leitura sobre temáticas consideradas relativamente marginais no debate público no campo educacional, fomentando não apenas uma análise descritiva dos desafios enfrentados nas comunidades indígenas, mas também fornecendo subsídios para uma análise reflexiva e prescritiva para a melhoria da educação indígena.

As discussões sobre a educação em diferentes escolas indígenas – presentes nos remotos territórios do Uiramutã, o município mais setentrional do Brasil – revelam um trabalho coletivo de professoras com vivência e uma rica experiência com a pluralidade nativa das comunidades indígenas.

Caracterizado por pesquisas com uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e estudos qualitativos quanto aos meios, o presente livro apresenta um convergente uso do método dedutivo, por meio da triangulação metodológica dos procedimentos de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados e de hermenêutica educacional na análise de dados.

Os marcos epistemológicos utilizados no trabalho trazem um pluralismo teórico e conceitual que se fundamenta em um paradigma reflexionista e socio-construtivista, repercutindo assim em um padrão de discurso disciplinar comandado pelo campo teórico da Educação, no qual os sujeitos sociais indígenas têm voz ativa nos processos educacionais.

Fruto de um olhar crítico e reflexivo sobre a educação indígena em remotas áreas da Amazônia Setentrional, o presente livro traz uma rica e plural contribuição empírica existente nos relatos de experiência sobre os dilemas e estratégias na educação em escolas indígenas no município do Uiramutã, sendo assim feito o convite para a imersão em uma realidade pouco conhecida no Brasil.

ISBN 978-65-993-5593-6
Edição 1 (2021)
Tipo de papel Couche 150g

Simone Rodrigues Batista Mendes; Elói Martins Senhoras (organizadores)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br