Escritos Socioambientais em Roraima

Por Elói Martins Senhoras (organizador)

Ciência Ambiental, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais, Ciência

Esta página foi vista 422 vezes desde 10/08/2021
Coloração

Os estudos socioambientais têm adquirido crescente relevância no debate internacional nas últimas décadas, em resposta a uma evolutiva dinâmica desequilibrada na relação homem - meio ambiente, por meio de uma rica agenda de pesquisas construídas por diferentes espectros que vão desde a abordagem disciplinar à multidisciplinar, ou ainda, da análise específica à sistêmica.

Partindo desta emergente temática, o objetivo deste livro, intitulado “Escritos Socioambientais em Roraima”, é apresentar um conjunto diversificado de capítulos que exprimem, de modo didático e comprometido com a realidade, análises científicas de uma empírica agenda multifacetada de temas socioambientais relevantes no estado diante de desafios e oportunidades.

Estruturado em seis capítulos, a presente obra possui uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e uma caracterização qualitativa quantos aos meios de estruturação das discussões, utilizando-se de uma hibridez teórico-metodológica e de uma abordagem multidisciplinar na análise de fatos e fenômenos socioambientais em Roraima.

A organização desta obra se materializou em capítulos que foram escritos por meio de uma linguagem fácil e amplamente acessível a um público leigo ou especializado, buscando uma via didática para apresentar as explicações, descrições e debates para um amplo público, sem perder a preocupação científica de apresentar um elevado rigor teórico-metodológico.

As pesquisas que deram origem a este livro fundamentaram-se na utilização de um método dedutivo e dos procedimentos de revisão bibliográfica e documental e estudos de caso no levantamento de dados e de análise iconográfica, esquemática e geoespacial, bem como hermenêutica ambiental, geográfica, educacional e turística na organização e interpretação de dados.

O recorte teórico de abordagem dos fenômenos socioambientais explorados neste livro caracteriza-se por um paradigma eclético de abordagens e em um pluralismo teórico conduzido pela liderança de um foco multidisciplinar com forte influência dos campos epistemológicos da Geografia, das Ciências Ambientais, da Educação e do Turismo.

A proposta implícita neste livro tem na multidisciplinaridade e na valorização de uma plural abordagem teórica e metodológica, construídas por meio de um trabalho coletivo de pesquisadoras e pesquisadores com distintas formações humanísticas, o que repercutiu em uma rica oportunidade para o compartilhamento de experiências sobre a realidade socioambiental roraimense.

Conclui-se com base nos debates teóricos e estudos de caso apresentados ao longo dos capítulos deste livro que a análise socioambiental oportuniza uma abertura plural e absorvente de temas empíricos no estado de Roraima, possibilitando aos leitores uma instigante imersão para apreender as especificidades e complexidades desta realidade.

Edição 1 (2021)
Tipo de papel Couche 150g

Elói Martins Senhoras (organizador)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br