Manoel de Oliveira Paiva

Uma biografia à luz das recordações da família

Por Estêvão Zizzi e Lúcia Bezerra de Paiva

Crítica Literária, Biografia e Testemunho, Biografia

Esta página foi vista 68 vezes desde 29/05/2024

Este livro faz uma revelação surpreendente e inédita no campo da literatura brasileira. Após anos de extensas e minuciosas pesquisas, finalmente conseguimos desvendar o enigma de por que o livro do escritor cearense Oliveira Paiva permaneceu no esquecimento por 60 anos. Em nossa investigação, descobrimos e agora apresentamos ao público uma série de cartas trocadas entre dois ícones da literatura nacional: Monteiro Lobato e Antônio Sales. Essas correspondências revelam que, por razões pessoais e controvérsias da época, a publicação da obra de Oliveira Paiva foi impedida nos anos 1920.

Além desse achado, incluímos no livro uma biografia inédita de José Joaquim de Oliveira Paiva, sobrinho-neto de Oliveira Paiva. Esta biografia, escrita em 1952, permaneceu desconhecida até agora e oferece uma perspectiva única sobre a vida e a obra do autor. A publicação dessa biografia, pela primeira vez, enriquece ainda mais o contexto histórico e literário da obra de Oliveira Paiva.

Este projeto só foi possível graças à valiosa colaboração de Lúcia Bezerra Paiva, sobrinha-neta de Oliveira Paiva e filha de José Joaquim de Oliveira Paiva. Lúcia Bezerra Paiva não apenas forneceu documentos e informações essenciais, mas também ofereceu um olhar íntimo e familiar sobre a trajetória de Oliveira Paiva. Sua contribuição foi fundamental para que pudéssemos reconstruir a história e trazer à luz detalhes que permaneceram ocultos por décadas.

Assim, este livro não é apenas uma obra literária; é também um documento histórico que resgata e preserva a memória de um escritor cearense cuja contribuição para a literatura brasileira estava à beira do esquecimento. Esperamos que este trabalho inspire futuras gerações a explorar e valorizar as ricas histórias e talentos que compõem nosso patrimônio cultural.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Polen

Estêvão Zizzi e Lúcia Bezerra de Paiva

Advogado, pós-graduado em Direito do Consumidor. Exerceu os seguintes cargos: Assessor Técnico; Chefe do Departamento Jurídico e Secretário Executivo do Procon Estadual do Espírito Santo. Fundador e primeiro Diretor do Procon de Guarapari. Fundador e Coordenador do Procon de Vila Velha. Diretor Presidente do Instituto de Defesa do Consumidor – IDECON. Parecerista da GERÊNCIA DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DO ESTADO – GEPAD . Consultor Jurídico CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO – CETEBRA. Diretor Presidente da ESCOLA DE SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – ESESP. Chefe de Gabinete da PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Assessor Técnico do INSTITUTO TECNOLÓGICO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO – PRODEST . Consultor Jurídico da SOCIEDADE PESTALOZZI DO ESPÍRITO SANTO. Consultor jurídico do CONSELHO REGIONAL DOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO ESPÍRITO SANTO. Consultor Jurídico da ESCOLA DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NOSSA SENHORA DA PENHA - EXPENHA . É autor de vários livros de direito, dentre eles, Ação Revisional Teoria e Prática, ABC do Aluguel, Latim o Verbo do Direito, O Código do Consumidor e Jurisprudência Aplicável, Redação Jurídica. Publicou também, A Réplica de Capitu na Academia Brasileira de Letras, O Manual do Biógrafo, Belchior Abraços e Canções, Crônicas de uma Quarentena, Atualmente está por terminar a biografia de Belchior escrita com a irmã do cantor Ângela Belchior.

Advocacia Estêvão Zizzi: http://ezadvocacia.blogspot.com/

Blog do Zizzi: https://blogdozizzi.blogspot.com/