Múltiplas faces da população em situação de rua

Por Francisco Bezerra Neto; João Marcos Araujo; Leandro Santos; Hellita Fernandes (orgs)

Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 406 vezes desde 28/01/2022

O livro, “Múltiplas faces da população em situação de rua”, realiza uma análise crítica dos fatos que cercam a esfera social, sobretudo no que tange aos instrumentos que asseguram os direitos fundamentais da pessoa humana. Neste diapasão, cabe destacar que esta obra possui uma perspectiva analítica que compreende a realidade social a partir de discussões motivadas pelos recortes e debates dos campos epistemológicos do Direito, da Medicina e da Psicologia.

Tendo em vista os objetivos propostos, a construção metodológica deste livro caracteriza-se por uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, de natureza qualitativa, utilizando-se de um método dialético que partiu de marcos teóricos-históricos-normativas na revisão bibliográfica e documental até se chegar à análise empírica da realidade social.

Organizado em seis capítulos, o presente livro trata-se de uma obra coletiva que reúne um conjunto de pesquisadores oriundos de instituições públicas e privadas de ensino superior pátrio, sendo composto por professores, estudantes de graduação e pós-graduação que visaram abordar de modo pragmático as diferentes faces da população em situação de rua.

No primeiro capítulo, “População em situação de rua no contexto pandêmico”, apresenta-se uma discussão sobre um estudo acerca da população em situação de rua embutida no cenário pandêmico, analisando políticas públicas e medidas emergenciais para esta população.

No segundo capítulo, “O princípio da dignidade humana e a exteriorização da população em situação de rua”, é realizada uma análise sobre as dificuldades na concretização da dignidade humana à população em situação de rua no Brasil, bem como apresenta o olhar da sociedade e o desinteresse do Estado frente a esta questão.

No terceiro capítulo, “Direito basilar à saúde da população em situação de rua”, é realizada uma reflexão sobre as pessoas em situação de rua frente aos direitos fundamentais presentes na Carta Magna de 1988, que garante direitos a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância.

No quarto capítulo, “Negligências na atenção à saúde de pessoas em situação de rua”, é feita uma análise na literatura acerca das negligências, desafios e intervenções do campo da saúde, com políticas e ações postos em marcha sobre vidas vulnerabilizadas de pessoas em situação de rua.

No quinto capítulo, “Promoção de saúde das mulheres em situação de rua”, apresenta-se uma abordagem sobre a promoção de saúde das mulheres em situação de rua, buscando evidenciar quais são as políticas públicas existentes, bem como as ações de Atenção Básica que são realizadas.

Por derradeiro, o sexto capítulo, “Programa Consultório na Rua e seu impacto social”, vislumbra averiguar a implementação da da iniciativa Consultório na Rua, a qual fornece o acesso aos serviços de saúde para as pessoas em situação de rua, sobretudo no que concerne ao acesso e à qualidade da atenção integral a sujeitos em vulnerabilidade social, oferecendo não apenas atenção em saúde, como também a garantia de direitos.

Em suma, consoante às discussões e resultados apresentados ao longo dos seis capítulos, a leitura desta obra apresenta reflexões contemporâneas, propondo mecanismos basilares de promoção social. Desta feita, propiciar uma interação entre o Direito, a Medicina e a Psicologia, corrobora demasiadamente para refletir sobre os desafios e possibilidades dos enfoques gerenciais na Saúde e na concretização de direitos intrínsecos à pessoa humana.

Edição 1 (2022)
Tipo de papel Couche 150g

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br