Poder militar na Amazônia: Estudo de caso da 1ª Brigada de Infantaria de Selva

Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 672 vezes desde 11/03/2021
Coloração

O presente livro realizou uma análise geopolítica militar sobre a 1ª Brigada de Infantaria de Selva sob uma ótica de hermenêutica geográfica, de sua estrutura organizacional e suas territorialidades e espacializações ao longo de seu ciclo de vida até sua conformação na cidade de Boa Vista (RR) em 1992. Na oportunidade, realizou-se também apontamentos sobre seu ambiente interno e externo por meio da matriz SWOT.

Neste sentido, o estudo permite ao leitor ampliar o conhecimento, tanto, espacial-histórico, quanto cultural militar do estado de Roraima, com apontamentos e descrições acerca da presença desta grande unidade militar no estado de Roraima juntamente com as demais organizações militares diretamente subordinadas, dialogando com as demais áreas do conhecimento a fim de trazer informações em um contexto poucos explorado pela sociedade civil e pela comunidade acadêmica.

Assim, a pesquisa encontra-se alicerçada num método histórico-dedutivo, caracterizado por uma natureza exploratória, explicativa e descritiva. O presente livro toma como referência os procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados, combinados ao uso de hermenêutica geográfica e histórica para a análise de dados.

O livro apresenta dois capítulos, subdividos em quatros seções distintas. No primeiro capítulo foi realizada uma caracterização das brigadas de infantaria no Brasil, notadamente para as de infantaria de selva espacializadas na Amazônia Legal, sendo estas formadas pela agregação de forças no âmbito do Exército Brasileiro, com enfoque para a 1ª Brigada de Infantaria de Selva localizada no estado de Roraima.

No segundo capítulo, foi realizada uma análise sobre o perfil organizacional e de gestão da 1ª Brigada de Infantaria de Selva e de seu quadro funcional e suas características. Na oportunidade foram realizadas análises de discurso e de conteúdo dos stakeholders em sítios militares visitados, resultando em um balanço geopolítico das análises de Forças e Fraquezas, Ameaças e Oportunidades, por meio de uma matriz conhecida como SWOT.

Os resultados apresentados na pesquisa abordaram questões da geopolítica militar da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em suas territorialidades e espacializações ao longo de seu ciclo vida, sendo esta organização caracterizada por uma burocracia mecânica em razão da padronização dos seus processos, tanto horizontalmente quanto verticalmente.

Deste modo, com base nos resultados da pesquisa, conclui-se que o Poder Militar na Amazônia Legal é permeado muito mais por uma retórica de priorização nesta região a propriamente por uma materialização de facto, uma vez vez que o Brasil possui vinte brigadas de infantaria, mas, somente seis estão presentes em toda a Amazônia Legal, a qual representa praticamente 2/3 de todo território nacional.

Por derradeiro, convidamos a todos que façam a leitura do presente livro na certeza de que encontrarão relevantes informações com riqueza de detalhes sobre uma geopolítica militar da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, considerada como a representatividade do Exército Brasileiro no estado de Roraima.

ISBN 978-65-993-5598-1
Edição 1 (2021)
Tipo de papel Couche 150g

Marcos L. Gomes; Elói M. Senhoras

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br