Saúde & Sociedade: Pesquisas Contemporâneas

Por Flávia Cristina Silveira Lemos; Elói Martins Senhoras (organizadores)

Saúde E Fitness, Medicina, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 301 vezes desde 05/06/2023

Este livro, “Saúde & Sociedade: Pesquisas Contemporâneas”, tem o objetivo de apresentar uma visão panorâmica do contexto de complexidades, especificidades e trajetórias sócio-históricas que se manifesta por meio de um conjunto diferenciado de desafios à realidade da saúde física e mental na sociedade contemporânea.

Organizada em doze capítulos, esta obra explora a fronteira do conhecimento sobre os dilemas da saúde com base na análise da realidade empírica da sociedade brasileira, demonstrando assim uma oportunidade ímpar para apresentar não apenas o estado da arte na periodização contemporânea, mas também descrever uma série de agendas temáticas e de estudos de casos relevantes.

O livro é fruto de um trabalho coletivo desenvolvido a várias mãos por uma rede institucional-colaborativa de pesquisadoras e pesquisadores brasileiros, com distintas formações e expertises em favor do compromisso com a construção incremental do campo epistêmico de Saúde Pública em suas dimensões acadêmica e profissional.

Construído para estimular o espírito de reflexão e criticidade sobre a saúde física e mental, o presente livro manifesta o rigor científico de uma triangulação teórica e metodológica, permeada pela diversidade de dados e pelo pluralismo analítico conceitual, propiciando a transmissão de uma série de informações e novos conhecimentos.

A natureza exploratória, descritiva e explicativa dos capítulos do presente livro tem na abordagem qualitativa o substrato ideal para apresentar distintos paradigmas teóricos e recortes metodológicos de levantamento e análise de dados primários e secundários, os quais proporcionam uma imersão aprofundada em uma agenda eclética de estudos sobre o binômio Saúde-Sociedade.

Recomendada para um conjunto diversificado de leitores, esta obra apresenta o complexo contexto de contemporâneos desafios da realidade sanitária brasileira por meio de capítulos redigidos por meio de uma didática e fluída linguagem que valoriza a troca de experiências e o rigor teórico-conceitual e dos modelos, tanto para um público leigo não afeito a tecnicismos, quanto para um público especializado de acadêmicos e profissionais.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Couche 150g

Flávia Cristina Silveira Lemos; Elói Martins Senhoras (organizadores)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br