Segurança Pública em Roraima: Estudos de Caso da Polícia Cívil

Por Simone Arruda do Carmo (organizadora)

Política Pública, Direito, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 593 vezes desde 13/06/2023
Coloração

O objetivo da presente obra, intitulada “Segurança Pública em Roraima: Estudos de Caso da Polícia Civil”, é refletir sobre a realidade da Segurança Pública com base em um conjunto de reflexões alicerçadas na reflexão sobre a realidade empírica Polícia da Civil roraimense com base em uma série de contribuições dos profissionais envolvidos.

A construção deste livro somente foi possível em função de uma iniciativa da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Roraima (ADEPOL/RR) que resultou em uma oficina prática para escrita dos estudos de casos, mediada pelo prof. Dr. Elói Martins Senhoras no mês de março de 2023, contando com a participação de mais de 30 profissionais.

O surgimento desta obra que vem a preencher uma lacuna técnico-científica na temática securitária acontece justamente em um contexto de celebração dos 19 anos de institucionalização da Polícia Civil de Roraima (PCRR), no qual a própria comunidade policial pode refletir sobre a realidade empírica com base em um conjunto de estudos de casos.

Estruturado em 21 capítulos, o presente livro somente foi possível de desenvolvimento em razão de um trabalho coletivo engendrado por um comprometido grupo de profissionais, comporto por 18 policiais civis (delegados, agentes de polícia, escrivãs, agentes carcerários, peritos criminais, odonto-legistas, e médico-legistas) e 2 profissionais do círculo acadêmico-jurídico.

Os capítulos que ora serão apresentados neste livro refletem sobre os desafios e oportunidades, bem como sobre as forças e fraquezas da Polícia Civil no estado de Roraima, possibilitando assim amalgamar subsídios de melhoria no policymaking de Segurança Pública à luz das reflexões maturadas por uma ativa comunidade epistêmica.

Esta obra de coletânea se fundamentam na pluralidade teórica e metodológica do pensamento ao apresentar o ecletismo como paradigma teórico-conceitual e a multidisciplinaridade como linha metodológica de análise, propiciando a combinação de um rigoroso roteiro científico de estudo de caso com uma leve leitura, desprovida de jargões técnico-profissionais.

Ao combinar análise e reflexão, teoria e empiria, o livro propicia um momento ímpar para o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de novas aprendizagens, atendendo assim ao interesse de um amplo público leitor, composto, tanto por leigos no campo da Segurança Pública, quanto por acadêmicos e profissionais dos Aparelhos Policiais e de Justiça, ao conciliar teoria e prática a partir de uma didática abordagem sobre fatos relevantes na atualidade securitária roraimense.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Couche 150g

Simone Arruda do Carmo (organizadora)

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br