Uiramutã e Educação: Discussões Indígenas
Categorias
Ciências Humanas E Sociais, Didáticos, Educação
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 31 vezes desde 01/02/2021
Versão
impressa
R$ 53,22
Coloração
Valor total:
R$ 53,22
Versão
ebook
R$ 30,57
Disponível em:
PDF
Valor total:
R$ 53,22
Este livro pode estar à venda na:
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

O campo científico dos estudos das Ciências da Educação tem evoluído de modo significativo nos últimos três séculos em função das transformações estruturais de institucionalização da educação por partes dos Estados Nacionais e da consequente emergência de diferentes paradigmas científicos e enfoques teóricos, bem como da implementação de distintas estratégias e metodologias educacionais no mundo.

Diante da crescente fluidez e complexidade da realidade, novas agendas temáticas reflexivas aos avanços empíricos e às transformações humanas surgem no campo educacional, impulsionando em uma clara expansão das fronteiras do conhecimento, embora com significativas lacunas para a apreensão da realidade educacional dos povos nativos.

Nesta contextualização, o presente livro, “Uiramutã e Educação: Discussões Indígenas”, apresenta uma diversidade de leituras que valoriza a o relato de experiência de professoras que vivenciam uma diária rotina educacional em escolas indígenas, por meio de uma análise da realidade indígena fundamentada em distintos recortes teórico-metodológicos.

A abordagem exploratória, descritiva e explicativa do presente livro apresenta instigantes contribuições qualitativas para o debate em função do rigor analítico e das distintas experiências profissionais e formações acadêmicas das autoras, razão pela qual a obra é recomendada para um amplo público de leitores envolvidos ou interessados pela educação indígena.

Estruturada em cinco capítulos que mapeiam temáticas que exploram as fronteiras do conhecimento sobre a realidade educacional em comunidades indígenas, esta obra é fruto de um trabalho coletivo de professoras que vivenciam no seu dia-a-dia uma imersão de trabalho em escolas indígenas do município roraimense do Uiramutã.

Os capítulos apresentados neste livro trazem um relato de experiência de professoras no ensino indígena na Amazônia Setentrional, em um território indígena cuja realidade de vivência é permeada pela valorização da diversidade e da luta indígena, a despeito das dificuldades existentes em termos de locomoção e de comunicação na remota localização do Uiramutã, em Roraima.

As análises destes capítulos foram organizadas neste livro tomando como elemento de aglutinação a abordagem educacional aplicada à análise da realidade dentro de um macroeixo de pesquisa relacionado a estudos de caso sobre a Educação Indígena no município de Uiramutã, no extremo norte de Roraima.

A construção do conhecimento apresentada neste trabalho coletivo busca romper consensos, findando demonstrar a riqueza existente no contexto educacional indígena e, portanto, corroborando para preencher lacunas na produção científica educacional, razão pela qual convidamos a todos os leitores a desbravarem deste microcosmo de vivências educacionais nas próximas páginas.

Características
ISBN 978-65-993-5594-3
Número de páginas 145
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Couche 150g
Simone Rodrigues Batista Mendes; Elói Martins Senhoras (organizadores)

Elói Martins Senhoras é organizador da coleção de livros "Comunicação e Políticas Públicas". Professor e pesquisador do Departamento de Relações Internacionais (DRI), do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia (PPG-DRA), do Programa de Mestrado em Geografia (PPG-GEO) e do Programa de Mestrado Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Graduado em Economia e em Política. Especialista pós-graduado em Administração - Gestão e Estratégia de Empresas. Mestre em Relações Internacionais e em Geografia - Geoeconomia e Geopolítica. Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pos-Doutor em Ciências Jurídicas. Foi visiting scholar na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na University of Texas at Austin (UT), na Universidad de Buenos Aires (UBA), na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, México (FLACSO) e na National Defense University (NDU) e visiting researchernno Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), na University of British Columbia (UBC) e na University of California, Los Angeles (UCLA).

Site da Coleção de Comunicação & Políticas Públicas: www.livroeletronico.net

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Comentários
0 comentários