Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO
A Gestão Educacional na perspectiva democrática: saberes e práticas democratizadoras
Categorias
Geografia Humana, Geografia E Historia, Educação, Ciências Humanas E Sociais
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 1552 vezes desde 23/09/2018
Versão
impressa
R$ 52,00
Coloração
Valor total:
R$ 52,00
Versão
ebook
R$ 17,22
Disponível em:
PDF
Valor total:
R$ 52,00
Este livro pode estar à venda na:
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

O objetivo deste livro é permitir aos leitores conhecerem múltiplos espaços escolares sob ótica didática-pedagógica e geográfica, e incluso neste, a identificação de potencialidades e resolução de possíveis problemas infraestruturais nas escolas e em sala de aula, focando-se na relação professor-estudante-gestão-técnicos-administrativos-educacionais-comunidade escolar que podem incidir no melhor resultado e êxito no que concerne ao sucesso das ações estabelecidas e buscadas coletivamente, revelando na qualidade da gestão da educação básica.

A pesquisa educacional possui como finalidade conhecer o espaço escolar, qualificar, quantificar dados para que possamos contribuir democraticamente para a melhoria das condições infraestruturais e educacionais. Nas produções científicas pautamo-nos na importância da relação democrática que deve existir nos espaços escolares viabilizando uma melhor atuação da equipe pedagógica em seu ambiente de trabalho e os estudantes, que reconhecem na prática a importância desempenhada pelos processos da gestão escolar e educacional, bem como das políticas educacionais como um todo.

A profissão docente possui variados obstáculos e nesta por permear-se sobretudo pela interação humana constante deve superar a mera transmissão de informações, e será a partir da pesquisa educacional no campo da gestão educacional, escolar e das políticas educacionais, que os estudantes-pesquisadores e profissionais da área conhecem, dialogam e (re)constroem os espaços escolares coletivamente, partilhando de um diálogo em comum: a contínua busca por uma educação com qualidade, e esta só é possível permeando-se numa gestão educacional democrática, ou seja, com a participação de todos os que fazem os espaços escolares.

Características
ISBN 978-85-85168-02-5
Número de páginas 381
Edição 1 (2018)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
Maria Aparecida Vieira de Melo e Ricardo Santos de Almeida

Doutoranda em Educação pela UFPB (em andamento) e Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ (2015). Especialização em Culturas e História dos Povos Indígenas (concluída, 2016), pela UFRPE/RENAFOR. Especialista em Psicopedagogia (concluída, 2012), Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica (concluída, 2013), ambas pela UPE. Educação em Direitos Humanos e Diversidade (concluída, 2014) e Educação do Campo (concluída, 2016), ambas pela UFAL. Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora da Faculdade Educacional de Araucária (disciplina avaliação no ensino superior). Professora da FAMASUL (Estágio supervisionado ) e Professora pelo PARFOR (modalidade presencial, legislação e PCCC III e IV), professora pela UNEAL (modalidade presencial, didática, legislação educacional, história da educação, filosofia da educação, educação brasileira, políticas públicas) e professora pesquisadora pela IFAL (EAD - Gestão da Educação). Professora Tutora pela FUNDAJ (EAD - Cultura Afro-Brasileira, Patrimônio e memória).Tutora pela UFAL (Educação para as relações étnico-raciais - EAD). Palestrante pela UNEAL (Tecnologias da informação e comunicação). Professora pelo Programa Paulo Freire. Interesses em: Educação do campo, educação popular, EAD, movimentos sociais, processos educativos, interdisciplinaridade, formação de professores, igualdade de gênero, combate a violência contra a mulher.

Comentários
0 comentários