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ACEITO
AS TRÊS TRANSFORMAÇÕES DO ESPÍRITO
O CAMELO, O LEÃO & A CRIANÇA
Categorias
Epistemologia, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais, Educação
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Sinopse

I

A presente era Contemporânea (que alguns teóricos como Pablo Gentili, Boaventura de Souza Santos e, mesmo Anthony Guiddens, preferem chamar de Pós-moderna), erigida, assim como a Moderna, a partir do “penso, logo existo” Cartesiano com seus ranços positivistas, sistematizando-se a sobreposição da razão sobre e/ou em detrimento da emoção e/ou, na mesma via, a sobreposição do espírito sobre e/ou em detrimento da alma, instituíram tragicamente os processos de racionalização das emoções, culminando-se no desenvolvimento da “arte racional da dissimulação” (dita inteligência emocional), sistematizando-a como uma espécie de valor social. Em outras palavras, as sociedades capitalistas ocidentais Modernas (e Contemporâneas), inauguradas por Descartes com o seu chamado “espírito cartesiano”, sintetizada e sistematizada na sua conhecida máxima “penso, logo existo”, tiraram dos homens as suas almas, as suas matérias e elegeram, instituíram, sacramentaram e/ou cristalizaram a razão, somente a razão, como a essência do ser humano.

II

Ora, mas o que seria um homem dotado somente de espírito (razão) e não também de alma (singularidade, subjetividade, sentimentos), sendo que, na alma de um ser está, entre muitas outras coisas, a sua realidade sensível, a sua expressão natural, a sua essência, a sua espontaneidade, o seu modo autêntico de ser diante dos outros seres durante a sua inserção na vida social? Como se verá de forma mais aprofundada ao longo deste trabalho, um homem “desalmado”, dotado somente de espírito, somente de razão, é aquele que, entre muitas outras coisas:

1- É capaz de Amar sem amor;

2- É capaz de Fazer sexo sem vontade, sem amor e, até mesmo sozinho;

3- É capaz de viver somente para trabalhar e não de trabalhar para viver;

4- É capaz de trabalhar somente pelo dinheiro;

5- É capaz de se alimentar sem sentir e/ou estar com fome;

6- É capaz de confundir necessidade com vontade;

7- É capaz de não falar o que é verdadeiro, mas somente o que faz sentido e/ou o que é lógico e racional, visando sempre algum benefício;

8- É capaz de colocar a produtividade no lugar da atividade prazerosa;

9- É capaz de usar suas emoções ou afetos, a serviço da razão, para dissimular, ludibriar e/ou alcançar seus objetivos;

10- É capaz de ser conscientemente um desalmado e ver nisso um valor.

Enfim, parafraseando Hannah Arendt:

“O que é verdadeiro para o espírito nem sempre é verdadeiro para a alma” e, nesse sentido, o Cartesianismo fez a sua escolha: preferiu ficar só com o espírito e abriu mão da sua alma. (1971 – A vida do espírito)

IV

Esta obra procurará aprofundar questionamentos sobre a condição humana e, ao mesmo tempo, apontar caminhos (do ponto de vista da retomada dos processos de humanização e da retomada da autonomia intelectual), buscando respaldo nas fundamentações epistemológicas de Hannah Arendt, Immanuel Kant, Aristóteles, Nietzsche e outros.

Características
ISBN 978-1480178434
Número de páginas 138
Edição 1 (2012)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

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