Ensaios socioeconômicos no contexto pandêmico da Covid-19

Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política, Administração

Esta página foi vista 322 vezes desde 19/11/2021
Coloração

A pandemia da Doença do Coronavírus 2019 - COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, vem produzindo, em um curtíssimo espaço de tempo, sequelas não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos sem precedentes para a humanidade.

Tomando como referência os impactos socioeconômicos da pandemia, este livro, denominado “Ensaios socioeconômicos no contexto pandêmico da COVID-19”, apresenta um conjunto de reflexões sobre as consequências no mundo e, em especial no Brasil, associadas aos enfoques macro e microeconômicos, bem como apresenta os principais desafios governamentais e acadêmicos, estratégias propostas e soluções até então identificadas.

Organizada em seis capítulos, a presente obra exibe distintos ensaios sobre os impactos socioeconômicos da pandemia da COVID-19, por meio de um conjunto de pesquisas fundamentadas no uso do método dedutivo, combinando revisão bibliográfica e documental a hermenêutica econômica e análise gráfica.

Baseado em estudo exploratório, descritivo e explicativo quanto aos fins e qualitativo quanto aos meios, o livro materializa em seus capítulos uma reflexão objetiva sobre uma temática de grande relevância, no contexto atual, contribuindo assim para os debates existentes no campo das Ciências Sociais.

No primeiro capítulo, “Pacote econômico governamental e o papel do BNDES na guerra contra o novo coronavírus”, o objetivo do texto é analisar a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) frente ao desafio de combater os efeitos da pandemia proveniente da China e que já afeta as economias globais, e principalmente a brasileira.

Enquanto no segundo capítulo, intitulado “Orçamento de Guerra no enfrentamento à COVID-19: entre manobras parlamentares e batalhas políticas”, é analisado o instrumento proposto e aprovado pelo Congresso Nacional em resposta ao desafio imposto pela COVID-19.

Já no terceiro capítulo deste livro, “As Ações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações no combate ao novo coronavírus” apresenta-se a atuação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC) frente ao desafio de combater os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

No quarto capítulo, “Os Cientistas Sociais no Combate ao Coronavírus e Contra a Necropolítica: Primeiras Batalhas”, são apresentadas as primeiras reflexões produzidas pelos cientistas sociais frente ao desafio de combater os efeitos adversos da pandemia que afetam a população mundial, e em especial a brasileira.

O quinto capítulo, “Comércio Informal nos Trens Urbanos da Cidade do Rio de Janeiro durante a Pandemia de COVID-19”, por sua vez, traz como objeto de pesquisa o comércio informal nos trens urbanos da cidade do Rio de Janeiro durante a pandemia, a partir dos ambulantes e suas condições de trabalho, bem como apresenta alguns dos produtos comercializados e seus possíveis riscos à saúde pública.

Por derradeiro, no sexto capítulo, “Mercado Imobiliário de Luxo no Brasil durante a Pandemia: uma análise no Rio de Janeiro” é analisado o mercado brasileiro de imóveis de luxo, com foco nas zonas sul e oeste da cidade do Rio de Janeiro, que continua em ascensão durante a pandemia da COVID-19, diferentemente de outros setores econômicos que enfrentam dificuldades.

Com base nas discussões e resultados apresentados ao longo dos seis capítulos, a leitura desta obra é uma provocativa ao público em geral, em especial aos acadêmicos, para que possamos ampliar o debate e analisar as consequências adversas e indesejáveis dos impactos socioeconômicos da pandemia do novo coronavírus.

Edição 1 (2021)
Tipo de papel Couche 150g

Romero de Albuquerque Maranhão

As publicações da editora IOLE têm o intuito de trazerem contribuições para o avanço da reflexão e da práxis em diferentes áreas do pensamento e para a consolidação de uma comunidade de autores comprometida com a pluralidade do pensamento e com uma crescente institucionalização dos debates.

Coleção Comunicação & Políticas Públicas: http://livros.ioles.com.br

Editora IOLE: http://editora.ioles.com.br