Ensino e Aprendizagem: Contribuições do Instituto Federal de Roraima
Categorias
Educação, Ciências Humanas E Sociais, Administração
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 101 vezes desde 16/07/2020
Versão
impressa
R$ 51,99
Coloração
Valor total:
R$ 51,99
Versão
ebook
R$ 27,98
Disponível em:
PDF
Valor total:
R$ 51,99
Este livro pode estar à venda na:
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

O livro “Ensino e Aprendizagem: Contribuições do Instituto Federal de Roraima” apresenta uma imersão à realidade educacional brasileira por meio de um olhar educacional que valoriza a experiência organizacional e as percepções docentes e discentes que impactam na dinâmica relacional dos processos de ensino e aprendizagem.

Esta obra é o resultado de pesquisas de mestrado desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) no contexto do convênio interinstitucional do Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

As discussões apresentadas neste livro abordam os processos de ensino e aprendizagem de modo lato sensu, a partir de uma perspectiva maximalista que combina o tradicionalismo acadêmico com assuntos pouco explorados na literatura cujo o objetivo é valorizar o papel docente, discente e do desenvolvimento institucional.

Fundamentado em um recorte teórico eclético e no método dedutivo, esta obra se caracteriza por um estudo exploratório e descritivo, cuja abordagem qualitativa está alicerçada em estudos de caso por meio, tanto de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados, quanto de análise hermenêutica gráfica na interpretação dos dados.

Organizado em seis capítulos, a presente obra foi estruturada a partir de uma visão pluralística sobre o IFRR, a qual valorizou o relato de experiência na análise dos campi do Amajari e Boa Vista, juntamente com uma perspectiva maximalista dos processos de ensino e aprendizagem cujo foco foram os docentes e discentes.

No primeiro capítulo, “Saúde e segurança do trabalho aos docentes dos campi agrícolas do IFRR”, o objetivo do estudo é esboçar as condições de trabalho e levantar indicadores da realidade docente no Campus Amajari e no Campus Novo a título de melhoria das práticas profissionais docentes.

No segundo capítulo, “Formação continuada e melhoria na prática docente do IFRR, Campus Amajari”, foi desenvolvido um estudo com o objetivo de compreender a o contexto situacional e a percepção dos professores do referido sobre a contribuição do processo de formação continuada para a melhoria da prática docente.

No terceiro capítulo, “Retenção escolar e motivação acadêmica no IFRR, Campus Amajari”, são investigados os fatores que repercutem na retenção escolar na educação profissional técnica de nível médio, de modo a se explicitar os constructos que comprometem a aprendizagem e os níveis motivacionais intrínsecos, extrínsecos e de motivação dos estudantes.

No quarto capítulo, “Estágio pedagógico: uma experiência dialógica no IFRR, Campus Boa Vista”, as experiências docentes vividas no estágio pedagógico, em especial nas aulas do curso Português para Estrangeiro, foram apresentadas a fim de analisar os processos de inclusão na dinâmica de ensino e aprendizagem.

No quinto capítulo, “Satisfação estudantil sobre as relações interpessoais no IFRR, Campus Boa Vista”, o ambiente acadêmico relacional é analisado a fim de se apreender o seu impacto na construção subjetiva da satisfação discente e na motivação para a aprendizagem na vida estudantil.

No sexto capítulo, “Análise do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática no IFRR, Campus Boa Vista”, são analisadas as mudanças de rotina de estudo, infraestrutura institucional e desenvolvimento curricular que impactam nos processos de ensino e aprendizagem à luz da perspectiva discente.

Fruto de um esforço coletivo, este livro contou com a colaboração de 14 pesquisadores, os quais realizaram uma imersão profunda sobre a realidade em diferentes campi do IFRR, comprometidos com uma práxis que repercute na construção de novos conhecimentos, bem como em um olhar sugestivos para melhorias nos processos institucionais de ensino e aprendizagem.

Com base nas discussões apresentadas ao longo desta obra, por meio de uma linguagem acessível para um diferenciado público, leigo ou especializado nas temáticas educacionais, subsídios são fornecidos para se apreender as variáveis organizacionais, docentes e discentes que impactam nos processos educacionais.

Características
ISBN 978-65-860-6246-5
Número de páginas 167
Edição 1 (2020)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Couche 150g
Joelma Fernandes de Oliveira; Elói Martins Senhoras (Organizadores)

Elói Martins Senhoras é organizador da coleção de livros "Comunicação e Políticas Públicas". Professor e pesquisador do Departamento de Relações Internacionais (DRI), do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia (PPG-DRA), do Programa de Mestrado em Geografia (PPG-GEO) e do Programa de Mestrado Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Graduado em Economia e em Política. Especialista pós-graduado em Administração - Gestão e Estratégia de Empresas. Mestre em Relações Internacionais e em Geografia - Geoeconomia e Geopolítica. Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pos-Doutor em Ciências Jurídicas. Foi visiting scholar na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na University of Texas at Austin (UT), na Universidad de Buenos Aires (UBA), na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, México (FLACSO) e na National Defense University (NDU) e visiting researchernno Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), na University of British Columbia (UBC) e na University of California, Los Angeles (UCLA).

Site da Coleção de Comunicação & Políticas Públicas: www.livroeletronico.net

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Comentários
0 comentários