Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro O MESTRE QUE SABE QUE NÃO SABE

AXIOMAS DE SÓCRATES

Por: CLEBERSON EDUARDO DA COSTA Denunciar

Ajaxloader
por
R$ 52,04

Sinopse

(A5, 121 PÁGINAS) - A consciência de que se ignora, diriam filósofos como Sócrates, é um estado biófilo, de plenitude do ser, justamente porque esse ser, na busca pela sabedoria; quanto mais na sua direção, descobre que ainda mais ignora.

O próprio Sócrates dizia, perante os seus discípulos, sua célebre máxima: “Sei apenas que nada sei”.

Ignorar, nesse sentido, está com o significado distante de qualquer essência e/ou caráter pejorativo e colocado como um estágio de sabedoria do ser em que o ser tem a humildade de saber que não sabe; de saber que ignora cada vez mais quando em direção ao caminho do saber.

Todavia, é preciso dizer: saber que se ignora, ignorar, não pode ser entendido como sendo o mesmo que “ignorância”.

Saber que se ignora é poder, a partir dessa constatação, vir a superar a condição ignorante de ignorante.

Ignorância é o que faz o indivíduo desconhecer algo ou um objeto de estudo qualquer e, ao mesmo tempo, desconhecer que desconhece o que se desconhece.

Ou seja, ignorância é:

1- Ignorar a si;

2- Ignorar o mundo a sua volta; e, ao mesmo tempo,

3- Ignorar que se ignora;

4- Ignorar que se está ou que se é ignorante.

Há, inclusive, nesse tipo de ignorância, muitas vezes, certezas absolutas a respeito daquilo que se acha que sabe.

A HISTÓRIA E O SENTIDO DESSE LIVRO

Esse livro, assim como tantos outros, nasceu a partir de um momento de náuseas, caos existencial, no qual todo ser pensante, mais cedo ou mais tarde, tende a passar, e onde todos os valores são postos em xeque, sendo passíveis de quebras, a marteladas, como nos diria Nietzsche. Depois das náuseas e do caos, só resta ao ser três possibilidades:

A) Voltar a ser ele mesmo;

B) Tornar-se patológico;

C) Ou transcender.

Na primeira, o ser não evolui: quer ser ele mesmo, o mesmo eu sempre;

Na segunda, o ser perde a lógica da razão e aprisiona-se patologicamente no seu próprio mundo;

Na terceira, o ser pode transcender, isto é, passar a criar e dar sentido para a sua existência, para a realidade em que vive, transformando-a ao transformar-se, ou seja, renovando-se pela renovação do seu próprio entendimento. Optei pela terceira e, assim, nasceu essa, como tantas outras obras. “Poesofias”, portanto, são OBRAS cujas essências são temáticas de cunho filosófico, com fundamentação em epistemologias de pensadores independentes, como em diferentes escolas filosóficas. Todavia, traz em si o olhar, o ato de filosofar original do autor, a partir das seguintes premissas:

1) Na sociedade capitalista em que se vive, como diria Sartre, “tudo é aparência e engano”.

2) Os valores do capital, nos quais ressaltamos o Consumismo, o Individualismo, a Meritocracia e a Mercantilização de todas as coisas, sejam elas materiais ou imateriais, têm sido estabelecidas como uma espécie de corolário Capitalista de Estado. Ou seja, sistematizados como conteúdo ético de toda a sociedade, principalmente através das instituições educativas, nas quais destacamos direta e sistematicamente a Escola. Nesse sentido, acreditamos que “cidadão” é aquele que, além de possuir os direitos de cidadania, é também aquele que participa ativamente dos rumos da pólis. Sendo assim, esta obra tem a finalidade de possibilitar aos diferentes grupos sociais o desenvolvimento dos caminhos para a tomada de consciência sobre temáticas óbvias do cotidiano, mas, que, ao mesmo tempo, são complexas e paradoxais, despercebidas a olho nu.

Possibilitar o “estranhamento” do óbvio, o desvelamento do comum, a partir de um olhar filosófico, eis a finalidade desta obra.

Esperamos que ela possa contribuir à formação de uma geração menos alienada e descomprometida com as questões sociopolíticas, humanistas, humanitárias, e, portanto, mais consciente, mais humanizada e/ou mais emancipada intelectualmente, transformadora de si e da realidade do mundo desumanizador em que se vive.

Categorias: Ocidental, Metodologia, Epistemologia, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais, Educação
Palavras-chave: aprendizagem, aula, autonomia, avaliaÇÃo, cotidiano, de, educando, emanciapaÇÃo, inclusÃo, mestre, metodologia, pedagÓgica, prÁtica, sala

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 121

Edição: 1(2012)

ISBN: 978-1479389933

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

[email protected]


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Quero agradecer aqui ao Clube de Autores por seu cuidado no envio dos livros. Todos chegaram no tempo certo! E a embalagem? Nossa! Muito bem embalados, parecendo um bem mais precioso e são, em se tratando de um livro. Ou melhor, o meu livro editado! Quero agradecer também pela pontualidade com ..."

Rosane Silveira

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700