O QUE É O HOMEM ALÉM DE UM CODINOME?
VISÕES BIOQUÍMICAS, FILOSÓFICAS, ANTROPOLÓGICAS & TEOLÓGICAS
Categorias
Educação, Ciências Humanas E Sociais, Filosofia, Antropologia, Estudo Dos Homens
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Sinopse

A questão-problema (O que é o homem além de um codinome?) aqui levantada, faz-nos pensar, no alvorecer do século XXI, a respeito da necessidade da construção de um novo axioma sobre o homem contemporâneo ou pós-moderno (imerso este, com seus diferentes paradigmas, na chamada aldeia global), que estejam:

1- Longe dos maniqueísmos, divisão do mundo entre o bem e o mal que, ao longo da história, sempre culminaram catastroficamente em guerras genocidas;

2- Longe das divisões socioeconômicas, Meritocráticas e individualistas, entre pessoas de sucesso e pessoas ditas de fracasso;

3- Longe dos desrespeitos e/ou intolerâncias referentes às múltiplas e diferentes culturas;

4- Longe dos valores e princípios da globalização excludente, que produz, reproduz e justifica a exclusão social de muitos pelas vias das ditas “faltas de cultura e/ou de capacidades intelectuais para poderem conquistas as suas supostas inclusões sociais” etc.

Ao longo de quinze capítulos, daremos sequência a um estudo sobre as possibilidades de transformação do ser, visando-se, com isso, podermos apontar possíveis caminhos à compreensão das transformações epistemológicas que têm ocorrido no campo do entendimento da condição humana, décadas depois das brilhantes proposições da filósofa Hannah Arendt. Mas que, todavia, na presente era pós-moderna, neoliberal e neotecnicista, precisam ser repensadas.

Isto é, hoje, no século XXI, nas sociedades capitalistas ocidentais pós-modernas e/ou contemporâneas tem-se sistematizado, como conteúdo ético de Estado, corporificado também por meio especificamente das instituições ditas educativas, uma “condição humana desumana e/ou inumana”, substanciada e/ou “essencializada”, frise-se:

“Por meio da incorporação dos valores capitalistas, Individualistas e Meritocráticos, abortando e/ou castrando os indivíduos das suas possibilidades sócio-interativas, dialógicas, solidárias, fraternas, respeitosas das diferenças, participativas e/ou transformadoras etc.”

Esperamos, assim, que essa obra, nesse sentido, como todas as outras do autor possa, de alguma forma, contribuir à formação de uma geração mais equitativa, socialmente falando, e, também, na mesma medida, mais humana e mais emancipada intelectualmente.

Características
ISBN 9781497398504
Número de páginas 208
Edição 1 (2014)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g

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Fale com o autor
CLBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

clebersonuerj@gmail.com

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