Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro ONDE E COMO NASCEM OS INTELECTUAIS

Por: CLEBERSON EDUARDO DA COSTA Denunciar

Ajaxloader
por
R$ 45,54

Sinopse

Longe do humanismo radical dos sofistas; do humanismo radicalmente antropocêntrico, sustentado pelas ciências, no qual o homem é colocado e, ao mesmo tempo, entendido como “a medida de todas as coisas”; e muito mais longe ainda das ortodoxias deterministas, sejam elas científicas ou de quaisquer outras naturezas, pode-se dizer que:

1- O homem, por ser um ser social e um animal político, como descrito por Aristóteles, para estar no mundo, precisa de crítica e autocrítica;

2- Querendo ou não negar a existência de Deus, o homem precisa entender que ele não é só natureza, mas também dotado de espírito, de razão, de pulsão e de afeto, sintetizados numa condição humana;

3- O homem precisa saber que ele é constituído de uma unidade de contrários, ou seja, de razão pulsão e afeto;

4- Ele precisa saber também que, na busca pelo entendimento do todo, especificando e particularizando linhas de estudo e/ou pesquisa, o homem ficou preso em diferentes simbolismos, em diferentes formas ortodoxas de ver o mundo, cristalizando e sistematizando paradigmas, que o impede de ver a realidade em si, mas apenas para si.

5- O homem precisa saber que, na busca pela felicidade, na busca pela sua realização pessoal, ele pode adoecer, pode ter perdas socioafetivas, pode morrer, interrompendo sua trajetória de vida.

6- Ele precisa entender que, ao nascer, começa a morrer. Ou seja, entender que a sua existência se constitui numa espécie de marcha para a morte.

7- Na busca pela inserção social, ele precisa se dar conta do fato de que há na sociedade desigualdade entre os homens.

8- Na busca pelo emprego, ele precisa saber que está inserido num mundo capitalista e, por isso mesmo, também Meritocrático, competitivo e individualista.

Ainda que, à primeira vista, possa soar como um paradoxo, a tomada de consciência de si, a consciência do Ser sobre o seu “que fazer humano” não se dá somente na Escola, nem somente na família e, muito menos ainda, somente nas redes sociais da internet ou somente nos outros meios de socialização específicos, relativos ao exercício dos diferentes papéis sociais, por vários motivos:

1- Na família, há certa camada de proteção, até determinada idade, assim como a construção de hierarquias e estigmas entre os indivíduos, que os impedem de se depararem frente a frente, diretamente, com as relações desiguais da vida social e de construírem uma imagem, uma consciência real de si;

2- Na escola, por outro lado, há a disseminação e a internalização, no indivíduo, de um saber erudito que o aliena, na medida em que o ilude, dizendo que somente a apropriação desse tipo de saber é capaz de conduzi-lo a melhores condições de subsistência. Além disso, valoriza-se a aquisição de conteúdos e não o desenvolvimento da criatividade; Valoriza-se o aprender pensamentos e não o aprender a aprender ou o aprender a pensar;

3- Na internet não há relações de confiança nem de validade do saber, assim como incertezas sobre a sua qualidade;

4- No exercício dos papéis sociais está à prisão do ser, os estereótipos e os estigmas, que impedem o ser de Ser algo além dele, no seu tempo e espaço.

Categorias: Filosofia, Ciências Humanas E Sociais, Educação, Ética E Filosofia Moral
Palavras-chave: educação, emancipação, escola, intelectual, professor, universidade

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 94

Edição: 1(2012)

ISBN: 978-1480073685

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

[email protected]


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"É com satisfação, que eu venho frisar que quando descobri este site, vi que a oportunidade de realizar o meu sonho, de escrever e publicar o meu livro havia chegado. O efeito de vê-lo publicado, é emocionante. a oportunidade de ver também os demais lançando os seus livros, para os nossos querid..."

Fernando Mesquita

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700