Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro PÉROLAS DE NIETZSCHE

Por: CLEBERSON EDUARDO DA COSTA Denunciar

Ajaxloader
por
R$ 48,92

Sinopse

A HISTÓRIA E O SENTIDO DESSE LIVRO

Esse livro nasceu a partir de um momento de náuseas, caos existencial, no qual todo ser pensante, mais cedo ou mais tarde, tende a passar e onde todos os nossos valores são postos em xeque, sendo passíveis de “quebras”, a “marteladas”, como nos diria Nietzsche.

Depois das náuseas e do caos, só resta ao ser três possibilidades:

A) Voltar a ser ele mesmo;

B) Tornar-se patológico;

C) Transcender.

Na primeira, o ser não evolui: quer ser ele mesmo; o mesmo eu sempre. Na segunda, o ser perde a lógica da razão e aprisiona-se no seu próprio mundo: o mundo das ortodoxias subjetivistas e das verdades absolutas; o mundo das ideias possessivas que conduzem o ser a pseudoestados de hiperconsciência.

Na terceira, caracterizando um estado de ser essencialmente qualitativo, no sentido do desenvolvimento da sua humanização e da busca pela sua autonomia intelectual, o ser transcende, isto é, passa a criar e a dar sentido para a sua própria existência enquanto ser; e para o mundo (no sentido macro) em que vive.

Deliberadamente – sem nenhuma falsa modéstia que impeça o ser de se compreender e de se afirmar enquanto ser – optei pela terceira e, assim, nasceu essa, como tantas outras obras.

“Poesofias”, portanto, são obras cujas essências são temáticas de cunho filosófico, com fundamentações em epistemologias de pensadores independentes; como também em diferentes escolas filosóficas, visando tornar a filosofia algo mais perceptível na realidade do mundo em que se vive. Todavia, traz em si o olhar, o ato de filosofar original do autor, a partir das seguintes premissas:

1) Na sociedade capitalista em que se vive “tudo é aparência e engano”, como diriam filósofos existencialistas como Sartre, por exemplo.

2) Os valores do capital, nos quais ressaltamos o individualismo e a Meritocracia, têm sido estabelecidos como uma espécie de corolário de Estado. Ou seja, sistematizados como conteúdo ético de toda a sociedade, principalmente através das instituições educativas, nas quais destacamos a escola.

Nesse sentido, acreditamos que “cidadão” é aquele que, além de possuir os direitos de cidadania, é também aquele que participa ativamente dos rumos da pólis.

Sendo assim, esta obra tem a finalidade de possibilitar aos diferentes grupos sociais excluídos o desenvolvimento dos caminhos para a tomada de consciência sobre temáticas óbvias do cotidiano, mas, que, ao mesmo tempo, são complexas, paradoxais e, consequentemente, despercebidas a olho nu.

Possibilitar o “estranhamento” e o entendimento do mascaramento do óbvio; o desvelamento do comum, a partir de um olhar crítico, filosófico e, a partir disso, poder construir estratégias de defesa e superação da desumanização, eis aí uma das grandes finalidades desta obra.

Esperamos que ela possa contribuir à formação de uma geração menos alienada; menos descomprometida com as questões sociopolíticas, econômicas, humanas e humanitárias, em escala local, planetária e, portanto, também mais consciente, emancipada, e transformadora da realidade do mundo em que se vive.

O autor

Categorias: Ocidental, Epistemologia, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais, Educação
Palavras-chave: educação, filosofia, nietzsche

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 176

Edição: 1(2012)

ISBN: 978-1479338696

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

[email protected]


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"O Clube de Autores conseguiu superar todas as minhas expectativas: o material é entregue sempre dentro do prazo, o acabamento é excelente e o atendimento, idem! Sinto-me extremamente feliz e segura tendo um parceiro como o Clube de Autores nas minhas aventuras pelas selvas literárias."

Catarina Muniz

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700