SEGREDOS DA SUPERAÇÃO
HOJE MELHOR DO QUE ONTEM; AMANHÃ MELHOR DO QUE HOJE
Categorias
Filosofia, Mente & Corpo, Ciências Humanas E Sociais, Educação, Ética E Filosofia Moral
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 28564 vezes desde 15/09/2012
Versão
impressa
R$ 50,76
Valor total:
R$ 50,76
Valor total:
R$ 50,76
Este livro pode estar à venda na:
Sinopse

Max Weber acreditava que, nos processos de mudança, o novo deveria conviver com o velho; Karl Marx, por outro lado, acreditava na mudança como sendo um processo de rupturas, onde o novo e o velho deveriam, bruscamente, serem postos, cada um, em seus devidos lugares. Todavia, hoje, século XXI, precisamos de conceitos e/ou fundamentações (sobre mudanças) que sejam mais significativos para o mundo capitalista em que se vive, sendo marcado este:

1- Pela competição;

2- Pelo Individualismo;

3- Pela Meritocracia;

4- Pela fabricação, como um produto, da desumanização, pela via da Exclusão social, em escala planetária.

Ou seja, o que é considerado novo ou velho, hoje, são apenas frutos dos reflexos de uma obsolescência programada na qual o homem é o que mais tem sofrido com seus impactos.

Logo, conceitos de aprendizagem, ignorância e mudança, como tantos outros, precisam ser resignificados, tanto quanto paradigmas que dizem respeito à preservação da vida, não somente a humana, mas também de todos os outros seres, no planeta. “SEGREDOS DA SUPERAÇÃO”, nesse sentido, é uma obra completa sobre o desenvolvimento da capacidade de superação humana, justamente porque aborda dez (10) fases essenciais, a saber:

1- A superação no que diz respeito “a renovação de si” (pela renovação estrutural e essencial do entendimento sobre a necessidade de superação);

2- A superação de possíveis traumas familiares, ocorridos desde a infância, em relação ao desenvolvimento da autoestima; da confiança em si, que impedem o “ser” de se desenvolver social, afetiva e cognitivamente na vida adulta;

3- A superação de traumas Escolares, que impedem o indivíduo de poder se desenvolver intelectualmente; de poder se entender como capaz de não só aprender pensamentos, mas também a pensar;

4- A superação de traumas ocorridos nas relações sócio-afetivas, que impedem o ser de estabelecer conexões de confiança e relacionamentos saudáveis e/ou duradouros com possíveis novos pares;

5- A superação no sentido de poder aprender a emancipar-se intelectualmente; ou seja, de se poder aprender o que se quiser aprender e/ou o que se tiver necessidade;

6- A superação em relação ao entendimento do sentido e do valor do trabalho; isto é, de como encará-lo visando o aprendizado e a prosperidade (inclusão social);

7- A superação no que se refere ao entendimento sobre finanças; ao entendimento das formas de escravidão modernas, rumo à sua libertação;

8- A superação no aspecto do desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender; no que diz respeito à incorporação, em si, das técnicas e métodos de autoaprendizagem;

9- A superação no sentido de “ser capaz de respeitar e poder conviver com as diferenças”, desenvolvendo-se em atividades grupais ou coletivas;

10- A superação no sentido de “poder se tornar um cidadão ativo, transformador de si e da sociedade em que se vive”, contribuindo para a sistematização da equidade e/ou da justiça socioeconômica em escala local e planetária.

Em outras palavras, “Segredos da Superação” é um livro que procura abordar temáticas complexas do mundo pós-moderno, mas sobre diversos olhares:

1- A superação não somente no sentido de poder avançar em direção a metas e objetivos (quando interrompido por algum processo trágico, ocorrido durante esse caminho, como doenças, perdas sócio-afetivas, perdas econômicas e outras), mas, também:

2- A superação no sentido de que o homem, enquanto “ser homem”, precisa ser superado, humanizado e, enquanto sujeito, precisa também superar-se: ampliar os seus predicados.

Esperamos que esta obra possa ser útil a todos aqueles que buscam algum tipo de superação; e também como um aporte e suporte para o desenvolvimento humano.

Características
ISBN 978-1479240005
Número de páginas 158
Edição 1 (2012)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

clebersonuerj@gmail.com

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários