Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO
SEGREDOS DA SUPERAÇÃO
HOJE MELHOR DO QUE ONTEM; AMANHÃ MELHOR DO QUE HOJE
Categorias
Ética E Filosofia Moral, Filosofia, Mente & Corpo, Ciências Humanas E Sociais, Educação
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 28452 vezes desde 15/09/2012
Versão
impressa
R$ 48,18
Valor total:
R$ 48,18
Valor total:
R$ 48,18
Este livro pode estar à venda na:
Sinopse

Max Weber acreditava que, nos processos de mudança, o novo deveria conviver com o velho; Karl Marx, por outro lado, acreditava na mudança como sendo um processo de rupturas, onde o novo e o velho deveriam, bruscamente, serem postos, cada um, em seus devidos lugares. Todavia, hoje, século XXI, precisamos de conceitos e/ou fundamentações (sobre mudanças) que sejam mais significativos para o mundo capitalista em que se vive, sendo marcado este:

1- Pela competição;

2- Pelo Individualismo;

3- Pela Meritocracia;

4- Pela fabricação, como um produto, da desumanização, pela via da Exclusão social, em escala planetária.

Ou seja, o que é considerado novo ou velho, hoje, são apenas frutos dos reflexos de uma obsolescência programada na qual o homem é o que mais tem sofrido com seus impactos.

Logo, conceitos de aprendizagem, ignorância e mudança, como tantos outros, precisam ser resignificados, tanto quanto paradigmas que dizem respeito à preservação da vida, não somente a humana, mas também de todos os outros seres, no planeta. “SEGREDOS DA SUPERAÇÃO”, nesse sentido, é uma obra completa sobre o desenvolvimento da capacidade de superação humana, justamente porque aborda dez (10) fases essenciais, a saber:

1- A superação no que diz respeito “a renovação de si” (pela renovação estrutural e essencial do entendimento sobre a necessidade de superação);

2- A superação de possíveis traumas familiares, ocorridos desde a infância, em relação ao desenvolvimento da autoestima; da confiança em si, que impedem o “ser” de se desenvolver social, afetiva e cognitivamente na vida adulta;

3- A superação de traumas Escolares, que impedem o indivíduo de poder se desenvolver intelectualmente; de poder se entender como capaz de não só aprender pensamentos, mas também a pensar;

4- A superação de traumas ocorridos nas relações sócio-afetivas, que impedem o ser de estabelecer conexões de confiança e relacionamentos saudáveis e/ou duradouros com possíveis novos pares;

5- A superação no sentido de poder aprender a emancipar-se intelectualmente; ou seja, de se poder aprender o que se quiser aprender e/ou o que se tiver necessidade;

6- A superação em relação ao entendimento do sentido e do valor do trabalho; isto é, de como encará-lo visando o aprendizado e a prosperidade (inclusão social);

7- A superação no que se refere ao entendimento sobre finanças; ao entendimento das formas de escravidão modernas, rumo à sua libertação;

8- A superação no aspecto do desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender; no que diz respeito à incorporação, em si, das técnicas e métodos de autoaprendizagem;

9- A superação no sentido de “ser capaz de respeitar e poder conviver com as diferenças”, desenvolvendo-se em atividades grupais ou coletivas;

10- A superação no sentido de “poder se tornar um cidadão ativo, transformador de si e da sociedade em que se vive”, contribuindo para a sistematização da equidade e/ou da justiça socioeconômica em escala local e planetária.

Em outras palavras, “Segredos da Superação” é um livro que procura abordar temáticas complexas do mundo pós-moderno, mas sobre diversos olhares:

1- A superação não somente no sentido de poder avançar em direção a metas e objetivos (quando interrompido por algum processo trágico, ocorrido durante esse caminho, como doenças, perdas sócio-afetivas, perdas econômicas e outras), mas, também:

2- A superação no sentido de que o homem, enquanto “ser homem”, precisa ser superado, humanizado e, enquanto sujeito, precisa também superar-se: ampliar os seus predicados.

Esperamos que esta obra possa ser útil a todos aqueles que buscam algum tipo de superação; e também como um aporte e suporte para o desenvolvimento humano.

Características
ISBN 978-1479240005
Número de páginas 158
Edição 1 (2012)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

[email protected]

Comentários
0 comentários