Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro Planejamento Anual

em hotelaria

Por: Mario Cezar Pontes Nogales Denunciar

Ajaxloader
por
R$ 89,57

Sinopse

Não muito diferente dos jogos de guerra da história do planejamento, a hotelaria em si, por necessidade e por administração de seus recursos escassos se utiliza desta ferramenta para dar forma e perceber a sua realidade, para avaliar os caminhos e construir sua referência futura, onde quer chegar, qual o crescimento a ser obtido e quais ações deverão ser tomadas.

Assim como um plano de voo o planejamento anual sempre para traçar metas de crescimento com relação ao ano anterior, se houver tempestades, ações deverão ser tomadas para que o rumo seja mudado e assim atingir os objetivos planejados.

Como um plano de guerra o inimigo, por assim dizer, do hotel é o seu resultado econômico financeiro, pois como qualquer empresa, ela deve gerar lucros e riquezas e se manter por longos anos, uma vez que a taxa de retorno média do investimento total de capital em um hotel fica em torno, no Brasil, de 5%, minimamente um hotel dever ter uma vida mínima de 20 anos para que possa se pagar e a partir daí, iniciar o seu processo de riqueza.

Neste sentido, o plano anual dos hotéis é o plano tático e plano operacional que vão de encontro ao plano estratégico geral e pode, até, dependendo das várias situações que mudam ao longo dos anos, fazer correções no plano estratégico geral.

O plano estratégico de qualquer hotel, em linhas gerais, descreve a linha geral da existência de um meio de hospedagem, e basicamente a existência de um hotel é para atender uma demanda de clientes que necessitam um espaço para guarida, descanso e asseio em terras estranhas, mesmo que você fale o mesmo idioma, o deslocamento de sua residência para outro local temporário, você será um estranho em terras estranhas e é exatamente para isto que existem os meios de hospedagem.

O planejamento tático ira demonstrar como se darão as linhas e tomadas de decisões, ou seja, colocar “cada macaco no seu galho”, isto quer dizer que a tática envolvida nas operações receberá uma linha ou cadeia de comando, tendo cada participante um nível de tomada de decisões na organização como um todo.

Já o planejamento operacional irá identificar as partes homogêneas deste processo de tomada de decisões do planejamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização, apresentando planos de ação ou planos operacionais. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades rotineiras da empresa, portanto, os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos.

É neste plano que vamos atuar nesta abordagem de PLANEJAMENTO ANUAL OPERACIONAL DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM, vamos traçar as linhas gerais de ação do ano, vamos criar um plano de ação mercadológica para combater a falta de ocupação aumentando a rentabilidade anual com uma previsão orçamentária bem próxima à realidade e assim poder realizar importantes benefícios para o empreendimento bem como direcionar toda a equipe para um único objetivo.

Categorias: Administração, Didáticos, Turismo, Hotéis, Pousadas, Etc
Palavras-chave: administração, gestão, hotelaria, planejamento

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 118

Edição: 2(2016)

Formato: A4 (210x297)

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
Cezar Nogales e Rui Ventura

Atuando em hotelaria desde 1991 e como gerente geral de hotel desde 1994, obtendo 15 anos de experiência em hotelaria, consultoria e treinamentos.

Responsável pela implantação de sistemas de qualidade total e ISO9002 em equipes de hospedagem, A&B, reservas, vendas e manutenção obtendo 98% de satisfação dos clientes.

Responsável pelo direcionamento do Marketing Corporativo, obtendo resultados na metade do tempo estimado em planejamento estratégico melhorando o desempenho em vendas e aumentando taxa de ocupação do hotel para 80% anual.

Responsável pela área financeira do empreendimento reduzindo os custos fixos operacionais com realocação de pessoal aumentando o lucro em 20%.

Responsável pelo treinamento das equipes operacionais reduzindo o tempo de trabalho. Alguns exemplos: o check-out com até 30 segundos para o Hospede e uma UH totalmente pronta em 10 minutos.

Responsável pela implantação geral de duas unidades hoteleiras, desde sua concepção, decoração, contratação e treinamento de pessoal, contratos com fornecedores e planejamento operacional anual.

Longa experiência em coordenação de equipes tendo sob meu comando até 220 colaboradores.

Sucesso na contratação de pessoal qualificado reduzindo o Turn-Over das Unidades Hoteleiras.

Implantação de sistema de trabalho multifuncional e equipes auto gerenciáveis.

Responsável por implantação de dois restaurantes em hotel, controladoria, gestão e qualidade em A&B e realização de quatro cardápios novos.

Como Gerente de unidade Hoteleira uma constante de seu trabalho é à busca dos melhores resultados, com uma gestão participativo-holística, sendo o ambiente interno da empresa meu principal foco pois, colaboradores satisfeitos atraem clientes satisfeitos.

Iniciou sua carreira em hotelaria no ano de 1989 sendo contratado pelo Grupo Accor onde em pouco tempo chegou ao nível gerencial; outras oportunidades o levaram a colaborar com outras empresas de renome como o Grupo Riema e a Atlântica Hotels e durante este ínterim atuou como consultor em hotéis como o Praia do Forte Eco Resort. Foi a partir de 2003 que decidiu tomar o direcionamento de sua carreira oficializando sua empresa de consultoria devido à grande quantidade de convites profissionais em diversos meios de hospedagem.

Consolidado como consultor lançou o The Nogales Group – Especialistas em Hotelaria, onde conta com a parceria de profissionais gabaritados e experientes em hospitalidade e gastronomia, empresas com qualidade em seus produtos em sua divisão de representação, conhecimento técnico e curricular no âmbito de treinamentos e curso, experiência nacional e internacional para a administração de meios de hospedagem, assim como o desenvolvimento e aplicação de conhecimento técnico em teórico na publicação de livros, artigos e blogs.

Suas obras em ordem cronológica de lançamento são:

• Hospitalidade como base da Excelência no Atendimento (2011)

• Planejamento Anual em Hotelaria (2011)

• Hotelaria na Prática – dicas e sugestões para hoteleiros (2012)

• Teoria e prática do Revenue Management em Hotelaria (2012)

• Camareira em Hotelaria – teoria e prática (2013)

• Vendas em Meios de Hospedagem (2016)

Site e Blog

• www.snhotelaria.com.br

• profissaohotel.blogspot.com.br


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Não é fácil colocarmos nosso confiança em qualquer meio...Aos poucos fui descobrindo que o Clube dos Autores é mais que um meio confiável, é a segurança de um sonho realizado, é a luta pela valorização destes grandes escritores que acabam sendo desvalorizados pela cultura do sexo, samba e futeb..."

Vanderlan da Silva

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700